Notícias

Sínodo: religiosos reunidos em nome da Igreja

Reitor do Santuário Basílica, Pe. Edinisio Pereira, fala sobre o encontro que debate assuntos importantes.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2015_10_19_002No dia 4 de outubro teve início mais um Sínodo dos Bispos, Assembleia presidida pelo Papa Francisco para falar sobre assuntos importantes para a Igreja Católica em todo o mundo. Este foi o tema da entrevista com o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Pe. Edinisio Pereira, exibida no Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 19. (Assista ao vídeo abaixo)

Talíta Carvalho: O que é o Sínodo dos Bispos e quem participa dessa Assembleia Geral?

Pe. Edinisio Pereira: O Sínodo é uma reunião que acontece através da convocação, no caso quando é diocesana, através do bispo; e quando é de interesse da Igreja universal, é uma convocação feita pelo Papa. Então, é um grande encontro para tratar de um tema específico. Neste, é a família, o contexto da família na evangelização atual. Quem participa são cardeais, bispos, religiosos e religiosas, convidados para participar, além de especialistas no assunto.

Talíta Carvalho: De que forma o Sínodo influencia na vida das comunidades católicas.

Pe. Edinisio Pereira: De modo geral, nenhum Sínodo vai ficar adormecido ou guardado dentro de uma gaveta, porque há um anseio muito grande dos fieis, de uma grande maioria dentro de uma Igreja Católica, de podermos fazer uma pastoral que acolha cada vez mais as pessoas. Então, olhando para Jesus de Nazaré, e assim a nossa Igreja vive, procura viver, ou seja, não fazendo pacto com o pecado, mas acolhendo o pecador.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2015_10_19_001Talíta Carvalho: O Sínodo já está acontecendo e já caminha para o final não é mesmo, padre?

Pe. Edinisio Pereira: O Sínodo encerra-se dia 25 de outubro, não tem ainda nada divulgado nenhum documento pronto. Acreditamos realmente que este Sínodo venha para poder nos ajudar a fazer este trabalho de ajuda, aconselhamento a essas pessoas que recorrem e buscam a Igreja, afinal de contas, a maioria delas são pessoas que participam ativamente da vida da Igreja. Então, de certo modo não faz muito sentido a pessoa participar de todas as atividades da paróquia, da comunidade e não viver a centralidade da nossa fé, que é a participação na Eucaristia. “Tomai todos e bebei, tomai todos e comei, este é o meu corpo, meu sangue, ou seja, esta é a minha vida doada e entregue a todos aqueles que recorrem e vêm a mim de coração aberto, e por vezes, um coração que sangra, sofre e chora”.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno