Notícias

Voluntários fazem a alegria de pacientes com câncer

Projeto Pintura Viva leva descontração e promove sorrisos em hospitais.

DESTAQUE_ATITUDE_CRISTA_2015_10_23_004Olhos pintados, batom, um desenho no rosto e pronto! O toque final fica por conta do nariz de palhaço e dos óculos com um modelo todo diferente. De quarto em quarto de um hospital, o grupo Pintura Viva tem o poder de transformar a tensão dos pacientes em pura alegria. O destaque foi do quadro Atitude Cristã, exibido no Programa Pai Eterno desta sexta-feira, 23. (Assista ao vídeo abaixo)

O bom humor é o componente principal do projeto. Espalhando amor e muito sorriso, o grupo vem fazendo esse trabalho há um ano e sete meses. Desta vez, a visita foi em um hospital em Anápolis (GO), onde pacientes fazem tratamento contra o câncer.

A estudante Ana Cláudia Machado, uma das integrantes do grupo, falou sobre a intenção do projeto. “É tentar animar as pessoas, mostrar para cada uma delas que a vida vale a pena e que diante das dificuldades é sempre melhor dar um sorriso do que chorar”.

Para a paciente Aline Cristina Floriano a dor dá lugar à diversão. “Eu pego o óculos de um, chapéu de outro e aí eu vou brincando com esses meninos aí, meu projeto é entrar no mesmo grupo que eles”, contou.

Em um dos apartamentos do hospital estava hospedado o Antônio, acompanhado de sua filha Simone Martins Costa. Hoje, ele está com 73 anos e há 3 anos vem lutando contra um câncer. Uma vez por semana ele vem tomar a quimioterapia. Segundo, a filha ele já recebeu por diversas vezes a visita do grupo Pintura Viva. “É muito bom, eles vêm para trazer a juventude, vêm muito alegres, descontrai a pessoa que passa por tanta dor, tanto sofrimento. É um momento divertido, descontraído, onde esquece um pouco a dor, fala de outras coisas, sai um pouco da realidade tão dura”, afirmou Simone.

Veja também:

DESTAQUE_ATITUDE_CRISTA_2015_10_23_001Neste hospital, a visita acontece uma vez por semana, mas o trabalho do grupo também é feito em outros locais. Com muita disposição, todo mundo se divide entre as obrigações do dia a dia e o trabalho voluntário. “A gente tenta conciliar a questão do trabalho, temos visitas durante a semana, às vezes é mais complicado para ir, mas temos também no fim de semana, para podemos participar. Vamos voltar a fazer visitas nos hospitais aos domingos”, explicou Lorrany Carrijo, outra integrante do grupo.

O grupo leva esperança e palavras de conforto, mas a verdade é que muitas vezes, são eles que saem daqui confortados. “A gente aprende mais do que eles. Eles falam, agradecem por estarmos trazendo alegrias para eles. Mas, quando saímos daqui, acredito que nos sentimos melhor ainda, pois vemos que eles estão passando dificuldade, e, às vezes, no nosso dia a dia não damos muito valor na nossa vida e em tudo que temos”, ressaltou Ana Cláudia.

Sobre a importância do grupo Pintura Viva no tratamento dos pacientes, a paciente Aline disse: “Essencial! É mais que importante!”.

Ao grupo, resta uma grande satisfação ao verem que fazem o bem ao próximo. “Por mais que a gente não consiga mudar o mundo, vamos fazer uma diferença nele”, concluiu Larrany.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno