Notícias

Caná e Cafarnaum: lugares onde Jesus realizou os primeiros milagres

Na região, Pe. Robson de Oliveira reza as Novenas Internacionais, com início na próxima sexta-feira, 6.

DESTAQUE_ESPECIAL_2015_11_04_002O Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 4, exibiu mais uma reportagem especial sobre lugares da região da Galileia: Caná e Cafarnaum. Lugares onde aconteceram momentos importantes da vida de Jesus e que o Pe. Robson de Oliveira rezará as Novenas Internacionais, com início na próxima sexta-feira, 6. (Assista ao vídeo abaixo)

Quem conhece a Palavra de Deus, principalmente, no que diz respeito aos quatro Evangelhos, deve se recordar desta cidade: Caná da Galileia, o lugar em que Jesus realizou seu primeiro milagre, a transformação de água em vinho.

Em homenagem a este momento importante da vida de Jesus, foi erguido no local a conhecida Igreja das Bodas de Caná ou Igreja do Milagre do Vinho. O templo foi construído pela Igreja Católica e hoje é administrado pelos franciscanos. Fundada em 1879, a arquitetura é marcada por duas torres que representam o casal das Bodas de Caná, enquanto o centro remete à família.

Às margens do Mar da Galileia, entre as cidades de Cafarnaum e Genesaré, fica o Monte das Bem-aventuranças. Na montanha está uma capela católica construída em 1939 pelas Irmãs Franciscanas.

“Aqui acolhemos os peregrinos que vêm ao Santuário, depois temos a sacristia, preparamos as missas, existem os grupos que agendam as missas. Acolhemos os sacerdotes na sacristia, preparamos tudo necessário para a missa, depois as pessoas que vêm aqui e visitam o Santuário, nos pedem oração, falam, damos conselhos e rezamos por elas, realmente rezamos por elas”, explicou a madre superiora franciscana, Ir. Mary Rose.

Em volta da capela, fica um jardim repleto de flores e árvores coníferas. A vista é do mar da Galileia. Um convite à contemplação e reflexão das palavras ditas por Jesus naquele lugar. “Toda a montanha se chama Montanha das Bem-aventuranças e esta é a Igreja dedicada às Bem-aventuranças, e nós sabemos o que acontece aqui: Jesus, pela primeira vez, nos ensinou as oito Bem-aventuranças e eu sempre digo que elas são a vida que o próprio Jesus viveu, viveu pobre, casto, era perseguido, e outra coisa, é uma continuação, é uma nova abordagem dos Mandamentos”, completou Ir. Mary Rose.

Veja também:

DESTAQUE_ESPECIAL_2015_11_04_004Próximo ao Monte das Bem-aventuranças, fica a Igreja da Multiplicação dos Pães e Peixes. Para celebrar este milagre de Jesus, um templo santo foi construído para as orações e reflexões dos fiéis. Logo ao centro, abaixo do altar, está a pedra sobre onde Jesus provavelmente multiplicou cinco pães e dois peixes e alimentou cerca de cinco mil homens

Em Cafarnaum, estão as ruínas da casa que teria sido de Pedro, um dos discípulos de Jesus. Foi neste lugar que Jesus realizou alguns de seus milagres. A Bíblia cita a cura da sogra de Pedro, e, em um outro momento, a de um paralítico que no meio da multidão, desde pelo telhado da casa. No encontro com Jesus, é curado, carregando a sua cama.

Registros mostram que, no local, era uma ilha de pescadores. Jesus teria sido hóspede da casa de Pedro por mais ou menos três anos. Dali, Ele partia em missão e para lá sempre voltava. Segundo Frei Bruno, reitor da Basílica da Anunciação e estudioso sobre Cafarnaum, este era um dos motivos pelos quais Jesus escolheu Pedro. “Jesus escolheu Pedro porque o conheceu realmente dentro da sua casa. Pedro era generoso, amava Jesus”, disse.

Ainda falando sobre Pedro, é importante lembrar que ele foi escolhido por Jesus como líder dos Apóstolos. Por isso, na cidade de Tabgha, em Israel, uma capelinha relembra o chamado Primado de Pedro, que é a declaração do discípulo como sustentáculo de sua Igreja. Na Igreja das Bodas de Caná, na Igreja das Bem-aventuranças e na Capela do Primado de Pedro, serão rezados alguns mistérios do Santo Terço dos Filhos do Pai Eterno.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store