Notícias

Oficina de costura: oportunidade de maior qualidade de vida

Curso é oferecido no Centro Social Redentorista, uma das Obras Sociais Redentorista de Trindade (GO).

DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_2015_11_18_001A oficina de costura oferecida no Centro Social Redentorista (CSR), em Trindade (GO), foi destaque no quadro Em Nome da Vida exibido no Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 18. A atividade representa uma oportunidade para o ingresso no mercado de trabalho e uma consequente melhora na qualidade de vida das alunas. (Assista ao vídeo abaixo)

“Tenho vontade de aprender. Sempre tive só que nunca tive oportunidade”, declarou a dona de casa Ivanir Francisca dos Santos.

Aprender, essa é a vontade de muitas pessoas, mas não é muito fácil encontrar oportunidades por aí. Então, quando surge uma é melhor agarrar e tentar aproveitar ao máximo. No CSR, uma das Obras Sociais Redentoristas apoiadas pela Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), são oferecidos alguns cursos profissionalizantes e um deles é o de costura.

O educador social João Victor Lopes explicou o processo de aprendizagem das alunas: “Começamos a costurar partes das roupas, os bolsos, fazemos fronhas, pregamos rendas, acabamentos, até que, no final do curso, elas consigam fazer uma peça de roupa em uma confecção ou em casa mesmo”.

A Ivanir Francisca tem um filho de quatro anos que frequenta o CSR e, agora, ela também aproveita o que a Obra Social oferece. Para ela, fazer o curso de costura é motivo de muita alegria e esperança. “Muito bom, porque eu não sabia nada, nunca tinha pegado em uma máquina, e agora, pelo menos já sei alguma coisinha. Se eu aprender mesmo, eu quero costurar, fazer roupa”, declarou a dona de casa.

Veja também:

DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_2015_11_18_002Todas as alunas têm filhos atendidos na no centro social. No caso da Maiara Cristine Pereira de Miranda, também dona de casa, são três meninas. Ela mora no setor Puntakayana, onde fica a Obra Social há poucos meses, e está empolgada com o apoio que tem recebido por lá. “É uma oportunidade que a gente não tinha. É um incentivo para as mães que estudam aqui e a gente está participando deste curso”, ressaltou.

O curso tem duração de dois meses e meio e o objetivo é oferecer profissionalização para que a pessoa possa trabalhar em alguma confecção ou mesmo gerar renda para a família costurando em casa. Uma boa oportunidade que elas fazem questão de aproveitar. “Depois que terminar o curso, pretendo comprar minhas máquinas e continuar meu serviço em casa. Já aprendi fazer o bolso, fazer capa de almofada, colocar renda ao lado e várias outras coisas”, afirmou a dona de casa Cacilda Campos da Silva.

O curso de costura está fazendo a diferença na vida dessas pessoas. Afinal, essa é a missão das Obras Sociais. “É muito gratificante quando vejo que elas conseguem ganhar um sustento. É bom ver o crescimento das alunas durante o curso e de suas vidas também. Fico bem satisfeito”, concluiu o educador João Victor.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno