Notícias

“Nesse momento, temos que exercer a solidariedade”, afirma Dom Levy

Bispo fala sobre posição da Igreja e católicos diante das tragédias e conflitos no Brasil e no mundo.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2015_11_30_002Nos últimos dias ocorreram várias tragédias no Brasil e no exterior. O desinteresse pelo ser humano, pelo meio ambiente e, também, a intolerância têm provocado morte, dor e muita tristeza, deixando vidas e famílias arrasadas. Sobre esses conflitos espalhados pelo mundo, o Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 30, exibiu entrevista com o bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, Dom Levy Bonatto. (Assista ao vídeo abaixo)

Douglas Branquinho: Dom Levy, nós fomos surpreendidos negativamente com os atentados que ocorreram em Paris, na França. Como é que a Igreja tem enxergado e se posicionado nesse momento?

Dom Levy: Para a Igreja, esses ataques terroristas em Paris também foram uma grande surpresa, porque a Igreja é sempre contra a violência, a Igreja sempre é a favor da paz, do diálogo e de outro tipo de solução para esses conflitos. E a Igreja se posiciona, nesse momento, pedindo às pessoas, principalmente, que rezem. Esse tem sido sempre o papel da Igreja, fazendo com que as pessoas rezem, peçam a Deus para que isso não volte a ocorrer e rezem por aquelas pessoas que tiveram seus familiares mortos, feridos nesses ataques terroristas.

Douglas Branquinho: No século XXI ainda existe espaço para conflito entre irmãos por questões de crença?

Dom Levy: Em primeiro lugar, a Igreja prega justamente que não deve haver o ódio. O cristão, de forma alguma, deve propagar algum tipo de vingança. O que fazemos é o perdão. Nosso Senhor falou que devemos perdoar sempre e quantas vezes forem necessárias justamente para evitar todo tipo de conflito, de separação. Todas as religiões devem tender para o mesmo fim, que é a vivência universal da caridade.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2015_11_30_001Douglas Branquinho: Aconteceu no Brasil, em Mariana, Minas Gerais, aquela tragédia que foi o rompimento da barragem, que inundou, matou o Rio Doce, deixou centenas de famílias sem casa. É o momento também para o cristão, o católico exercer os ensinamentos do Senhor Jesus Cristo, ajudando, servindo as pessoas que estão precisando nesse momento?

Dom Levy: Sem dúvida. Nesse momento, nós, como católicos, temos que exercer a solidariedade, ser solidários a essas pessoas. A maioria delas perdeu tudo que tinham. Então, vamos ajudá-los materialmente para que possam reconstruir as suas casas, recomeçarem as suas vidas. Mostrar a eles que a Igreja e as pessoas estão do lado deles, que não estão sós.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno