Notícias

III Festival Gastronômico de Trindade reúne delícias da culinária goiana

Evento reuniu trindadenses para momentos de confraternização e degustação de pratos feitos à base de milho.

DESTAQUE_ESPECIAL_2015_12_01_003O Programa Pai Eterno desta terça-feira, 1º de dezembro, mostrou que pelo terceiro ano consecutivo, o Festival Gastronômico de Trindade colocou à mesa as delícias da culinária goiana. Com um público cada vez maior, o evento reúne trindadenses para um momento de confraternização. (Assista ao vídeo abaixo)

Durante o festival, a Capital da Fé do Brasil mostra que tem tempero bom. Foram várias receitas com um ingrediente em comum: o milho. O caldo é uma tradição goiana. Na Barraca do Pelé, a cada ano uma nova receita. Neste ano, quem entrou em cena foi a carne seca, com o milho, é claro. “Fizemos o ajeitadinho do Pelé. Carne de sol e milho. É engrossado com milho e tem milho de carocinho também”, explicou a cozinheira Eliane Pereira Gomes.

O evento é fruto da parceria entre a Prefeitura de Trindade, a Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “Este ano estamos com mais pessoas trindadenses prestigiando nosso evento. Então, eu creio que este é o nosso crescimento principal no terceiro ano”, ressaltou a consultora do Sebrae, Priscila Guaiba.

Apoiado em um tripé, o caldeirão de ferro pega fogo com o preparo do vatapá da roça, que conquista corações. “Vatapá é do nordeste, baiano que faz. Aqui nós fazemos o vatapá goiano”, disse a cozinheira Rosilene Rosário de Souza.

Veja também:

DESTAQUE_ESPECIAL_2015_12_01_001Outro prato do festival foi o casadinho goiano, com angú e frango. O cozinheiro Frederik Arantes falou sobre a preparação do prato: “Não adianta fazer um prato de qualquer jeito e não ter uma apresentação. Então, estamos trabalhando com essa apresentação e qualidade, aliando sabor e o preparo prato”.

O sabor e a aparência foram aprovados pela servidora pública Paula Ludimila da Silva. “Muito gostoso. Bem gourmet”, afirmou.

O cozinheiro Renato Santana falou sobre sua polenta holandesa: “Ela é bem cremosa com muito queijo parmesão. Fica bem saborosa. Eu coloco a polenta, o creme de milho e os camarões, que fiz em um molho bem temperado com muita cebola, alho, vinho branco”. O caminhoneiro Emerson Simeão aprovou a receita. “Muito bom!”, disse.

A professora Neusa Moreira participou do festival pela segunda vez e disse que o evento lhe traz muita alegria. “Desde o ano passado que nós viemos e vamos repetir sempre. É um ambiente gostoso, praça bonita, pessoas agradáveis, o clima é gostoso, sereno. Muito bom”, comentou.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno