Notícias

Domingo da Alegria: a proximidade da chegada do Senhor

Pe. Vitor Simão explica o significado do Domingo Gaudete, celebrado no próximo dia 13 de dezembro.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2015_12_07_001O terceiro domingo do Advento é chamado de Domingo Gaudete, uma palavra do latim que quer dizer: alegria. Nesse dia, além da preparação e espera para o Natal, somos convidados a festejar a alegria que se aproxima, às vésperas do nascimento de Cristo. Até a Liturgia tem uma cor especial, o rosa. Sobre este tema, o Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 7, exibiu um bate-papo especial com o Pe. Vitor Simão, pároco da Paróquia São João Batista, em Aparecida de Goiânia (GO). (Assista ao vídeo abaixo)

Douglas Branquinho: Padre, qual é o significado do Domingo da Alegria?

Pe. Vitor Simão: Ele se insere na dinâmica do terceiro domingo do Advento. O Tempo do Advento nos sugere quatro semanas e o terceiro domingo nos convida, portanto, a esta alegria da proximidade com a chegada do Senhor. Então, ele recebe o nome de Domingo Gaudete, que vem de Gaudio, de alegria para nós.

Douglas Branquinho: O que tem de específico na Liturgia no terceiro domingo?

Pe. Vitor Simão: Tem esse convite que a Igreja nos faz a partir, sobretudo, da palavra de São Paulo, a alegria, que é devido ao cristão, que se prepara para a vinda definitiva do Senhor, mas que celebra com alegria da encarnação do Verbo no Natal. Então, esse convite forte devido aos cristãos de uma alegria autêntica, não de uma alegria simplesmente das coisas deste mundo, mas uma alegria que vem do coração pela expectativa da proximidade da celebração do Natal.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2015_12_07_002Douglas Branquinho: Que passagem bíblica poderia ilustrar?

Pe. Vitor Simão: Mais especificamente do terceiro domingo, a carta de São Paulo aos Filipenses, no capítulo 4º, quando São Paulo vai mesmo fazer o convite: “Alegrai-vos no Senhor, eu repito: alegrai-vos”.

Douglas Branquinho: Qual a mensagem que o senhor deixa para os devotos do Divino Pai Eterno para vivenciarem o terceiro domingo do Advento?

Pe. Vitor Simão: Que nós possamos fazer uma caminhada verdadeira de expectativa e de celebração para o Natal. Que o Natal seja celebrado a partir do nosso coração, contagiando nossas famílias, toda a nossa comunidade, e que nossa sociedade seja marcada pela vinda, presença do Senhor na nossa história.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno