Notícias

Presépio: a representação da humildade de Jesus Cristo

Saiba mais sobre a história de origem e o significado da simbologia natalina.

DESTAQUE_VOCE_SABIA_2015_12_18_001Falta pouco mais de uma semana para a chegada do Natal. É tempo de celebrar a chegada do Menino Jesus. E como forma de simbolizar esse momento, é muito comum que se monte o presépio. O quadro Você Sabia?, exibido no Programa Pai Eterno desta quinta-feira, 17, explicou a história de origem e o significado da simbologia natalina. (Assista ao vídeo abaixo)

A gente sabe que o presépio é aquela montagem feita com várias peças que representam o momento do nascimento de Jesus Cristo. Conta a história que o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis, na Itália. Anos depois, aquela cena virou uma tradição em todo o mundo.

“O presépio tem sua origem no século XIII com Francisco de Assis, aquele que melhor se identifica com a humildade, pobreza. Ao falar do presépio, nos vem a ideia de curral, do ambiente onde as vacas são recolhidas. Imaginem que o Menino Jesus, filho de Deus, nasceu em presépio, no estábulo onde as vacas ficavam, onde se abrigavam. Então, São Francisco de Assis, na noite de Natal, para sua pregação e com a autorização do Papa, decidiu montar um cenário. Uma vez que o Papa autorizou a montagem desse cenário, São Francisco usou a Imagem do Menino Jesus, rodeado de bois, dos Reis Magos, de modo que isso repercutiu de maneira tão significativa em toda a sociedade europeia, especialmente a italiana, de modo que as nobres famílias da época, em pouco começaram a montar também presépio em suas casas”, explicou Pe. Carlos Gomes, pároco da Catedral de Goiânia.

Veja também:

DESTAQUE_VOCE_SABIA_2015_12_18_002No presépio, o Menino Jesus fica ao centro, na manjedoura. Ao redor, vários outros personagens bíblicos ajudam a contar a história daquele momento cristão. “O personagem principal do Presépio é o Menino Jesus, que nasce, mas nós também temos os Reis Magos que foram oferecer seus presentes como ouro, incenso e a mirra. Também, na cena de presépio, tem alguns bois, camelos em algumas representações, pois no lugar dos animais, normalmente a pessoa não vai, ainda mais o filho do rei, de alguém importante na sociedade, jamais pisaria o pé em um estábulo, no local onde moram os animais. Jesus sendo filho de Deus, dono de todas as coisas, se faz presente no presépio” concluiu Pe. Carlos.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno