Notícias

Jesus, Maria e José como exemplo de família cristã

Pe. Cleidimar Moreira fala sobre o significado e importância da Festa da Sagrada Família.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2015_12_21_02No primeiro domingo após o Natal, a Igreja nos convida a comemorar a Sagrada Família em uma Festa Litúrgica. O momento é para lembrar Jesus, Maria e José como exemplos para a nossa vida cristã em família. Este foi o tema abordado nesta segunda-feira, 21, no Programa Pai Eterno, durante entrevista com o Pe. Cleidimar Moreira, pároco da Paróquia Sagrada Família, em Goiânia (GO). (Assista ao vídeo abaixo)

Douglas Branquinho: Padre, qual é o significado dessa celebração que acontece no primeiro domingo após o Natal?

Pe. Cleidimar Moreira: É o significado de trazer nas oitavas de Natal, a família. Trazendo a figura de Jesus, o nosso Salvador, que passou por uma família; Nossa Senhora, Maria, aquela que é preparada desde cedo. Tem muita gente que pergunta se era só Nossa Senhora que ia ser a mãe do Salvador, que era preparada para ser a mãe do Messias. Não! Muitas meninas em Israel eram preparadas para serem mães de Messias, esperava-se que Ele viria, mas só que Nossa Senhora era uma delas, e o Anjo aparece a Miriam, ou seja, a Maria. Então, Nossa Senhora, Maria, é a mulher escolhida. E, também tinha alguém especial que era São José, era prometido à Maria em casamento, foi o escolhido. Um homem simples e pouco se fala em José na Palavra de Deus. Mas, um papel importantíssimo, porque naquele momento, que ele recebeu a notícia que ela estava grávida, ele foge. Só que ele fugiu e o Anjo aparece a ele e fala para voltar, pois o ente que nasceria viria do Espírito Santo. Então, ele volta, assume Nossa Senhora, e ali continua o plano da salvação. Então, a história da Sagrada Família, e sua importância é a importância da nossa salvação. Aí, depois nós vamos tendo as várias importâncias dessa família na nossa família. Então, o papel de cada um é importantíssimo para que nós fossemos salvos e Jesus chegasse até a cruz e nós encontrássemos a nossa salvação.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2015_12_21_04Douglas Branquinho: Qual a reflexão que nós devemos fazer nessa celebração da Festa da Sagrada Família e como trazer esse exemplo para as nossas famílias de hoje?

Pe. Cleidimar Moreira: Vemos na Sagrada Família que eles assumiram o seu papel dentro de casa. José, que assume seu papel de pai, junto a Jesus. Nossa Senhora, que assume seu papel de mãe, cuidado bem de Jesus, e Jesus que assume seu papel de filho. Então, isso é importante dentro das nossas casas, cada um assumir o seu papel. O problema é que na nossa sociedade hoje, os papeis estão invertidos. Graças a muitas mídias, que nós temos aí, que vão deturpando o papel de cada um dentro de casa, em que hoje, muitas vezes o filho manda na mãe, manda no pai e os pais são reféns dos filhos. Então, hoje está mudando e nós precisamos voltar. O filho tem que assumir seu papel de filho, ser obediente, pois o pai e a mãe passaram por todas as experiências da vida. Então, esse filho deve ser obediente, pois o pai e a mãe sabe o futuro, a consequência de determinados atos e das escolhas que o filho tem naquele instante. E Jesus também assumiu sue papel de filho. Se ele não fosse obediente não teria acontecido o primeiro milagre. Nossa Senhora fala: “Meu filho está faltando vinho”. Jesus obedece, faz aquele milagre. Já é obediente também no que vamos ver na Liturgia de domingo, que é a leitura de Jesus que vai pregar no templo. Ele ficou para traz, a Sagrada Família estava em Jerusalém e Jesus some, ele estava assumindo seu papel perante o Pai, só pregando lá no templo. José e Maria voltam e quando eles encontram Jesus, Ele afirma que estava cuidando das coisas do pai, mas só que a própria Palavra nos fala que Jesus era obediente. Então, o papel de Jesus é importantíssimo. A obediência a Jesus, Maria e José lhe rendeu também a obediência ao Pai até a morte de cruz.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno