Notícias

Ano Litúrgico, o calendário da Igreja

Dias são marcados pela reflexão da Palavra de Deus e seguem a ordem da História da Salvação.

DESTAQUE_VOCE_SABIA_2015_12_31_003Todos conhecem o calendário civil, que tem início em 1º de janeiro e vai até 31 de dezembro. Mas, você sabia que o calendário da Igreja é diferente? É o chamado Ano Litúrgico. No Programa Pai Eterno desta quinta-feira, 31, o Pe. Rafael Oliveira da Silva, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores, explicou a diferença entre os dois. (Assista ao vídeo abaixo)

“O Ano Litúrgico surgiu da necessidade da Igreja refletir, dentro do ano civil, a Palavra de Deus e os mistérios mais importantes da nossa fé”, pontuou o padre.

A sequência segue a ordem da História da Salvação, com encarnação, nascimento, paixão, morte e ressurreição, e é dividido em tempos. “Esse calendário tem basicamente dois polos. O Tempo do Natal e o Tempo da Páscoa, da Ressureição do Senhor. O Tempo do Natal é precedido pelo Tempo do Advento que é uma preparação para o nascimento de Jesus Cristo. Então, a Igreja se prepara para o nascimento de Jesus. Depois, outro polo muito importante do Calendário Litúrgico é o Tempo da Páscoa, que é a Quaresma, preparação para a ressurreição de Jesus”, completou Pe. Rafael.

Veja também: 

DESTAQUE_VOCE_SABIA_2015_12_31_001Portanto, é diferente do ano civil. “O ano civil foi instituído pelo Papa Gregório, tanto é que se chama Ano Gregoriano. E, dentro dele, se insere o Ano Litúrgico. Ele se inicia com a primeira semana do Advento e termina no último domingo do Tempo Comum, com a Festa de Cristo Rei”, concluiu o sacerdote.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno