Catequese

“É pelo Batismo que nos tornamos filhos de Deus”, afirma sacerdote

Pe. Welinton Silva fala sobre a importância e o significado do Sacramento do Batismo para os cristãos.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2016_01_04_001No próximo dia 10 de janeiro, a Igreja celebra a Festa do Batismo de Jesus Cristo. O Sacramento do Batismo foi o tema abordado durante a entrevista com Pe. Welinton Silva, no Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 4. O Missionário Redentorista destacou a importância e o significado do Batismo para os cristãos. (Assista ao vídeo abaixo)

Talitta Di Martino: Padre, qual a importância do Sacramento do Batismo para os cristãos?

Pe. Welinton Silva: É pelo Batismo que nos tornamos filhos de Deus. Então, se pudéssemos comparar o Batismo com um sinal visível, ele seria uma grande porta pela qual a gente entra na Igreja e, por iniciativa de Deus, se torna seu filho.

Talitta Di Martino: No dia 10, no próximo domingo, celebramos a Festa do Batismo de Jesus Cristo. Qual é a importância de celebrar essa data?

Pe. Welinton Silva: Celebrar o Batismo de Jesus é celebrarmos o marco referencial do início do ministério público de Jesus. Quando ele começa sua itinerância, sua pregração, ele bem diz que vai até João Batista para que se cumpra toda a Palavra de Deus, e a Igreja celebra essa data a partir do dado Bíblico. Está lá escrito que a partir do momento em que Jesus se submete ao Batismo de João, mesmo sem ter a necessidade de ser batizado por ele, mas para cumprir a Palavra, ele vai até aquele que preparou o caminho, que anunciou a Palavra por primeiro, que endireitou as veredas. E, como um sinal de respeito ao Ministério de João Batista, ele inicia seu ministério a partir do último profeta, que foi João.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2016_01_04_002Talitta Di Martino: Qual é a diferença entre aquele Batismo de João e o Batismo oferecido hoje pela Igreja Católica?

Pe. Welinton Silva: Sabemos que o Batismo de João é de conversão. João batizava com a água, que era um sinal para que o povo mudasse de vida. Já o Batismo que a Igreja oferece, é de regeneração, de adoção filial, iniciativa de Deus, e nós, pelo Batismo, nos tornamos seus filhos. Então, a diferença está aí, o Batismo que recebemos na Igreja é o que nos lava da mancha do pecado original, e que nos torna salvos para sermos cada vez mais merecedores deste título de filhos e filhas.

Talitta Di Martino: Hoje, o Batismo na vida de alguém é muito importante por ser o momento que ingressa na vida cristã. Por que a Igreja orienta que este momento aconteça nos primeiros anos de vida?

Pe. Welinton Silva: Quando a criança nasce, no hospital recebe várias vacinas para fortalecer os anticorpos, se tornar cada vez mais forte diante dos desafios que a sua saúde pode vir a sofrer diante da vida. O Batismo é um pouco disso, são os anticorpos espirituais que nós oferecemos ao novo cristão, à nova cristã. Nós não esperamos a criança crescer para poder dar o remédio, nós damos o remédio naquele momento em que queremos que ela receba o melhor. Posteriormente a isso, a criança vai crescer em idade, sabedoria e graça, assim como Jesus e, aprofundando-se naquilo que a Igreja ensina, vai também fazer parte do povo de Deus, confirmando seu Batismo no Sacramento da Crisma.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2016_01_04_003Talitta Di Martino: Claro que isso não impede ninguém de ser batizado não é mesmo padre?

Pe. Welinton Silva: De jeito nenhum, pelo contrário. Todo filho de Deus deve ser batizado, seja ainda na mais terna idade, como também já com idade mais avançada, quando já está crescido e diante dos desafios da vida escolhe, por vontade própria, receber o Batismo na Igreja Católica.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno