Catequese

Santos Reis: os primeiros a contemplarem o Menino Jesus

Saiba mais sobre a história bíblica que ressalta a realeza, divindade e o sofrimento de Cristo.

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2016_01_06_002Guiados pela estrela, os Reis Magos foram os primeiros peregrinos cristãos. São personagens bíblicos citados somente no Evangelho segundo Mateus, onde diz que eles presentearam o Menino Jesus com ouro, incenso e mirra. A tradição relata que eram três: Melchior, Baltazar e Gaspar. O quadro fique por dentro exibido no Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 6, trouxe mais detalhes sobre quem são os Santos Reis, ou os Reis Magos. (Assista ao vídeo abaixo)

O reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Pe. Edinisio Pereira comentou a história dos Reis Magos: “Melchior é aquele que traz ouro apontando para a realeza de Jesus, o mais experiente deles, que certamente já havia caminhado um pouco mais nessa perspectiva, na expectativa para a chegada do Messias do Filho de Deus. Gaspar é aquele que traz o incenso, apontando também para a divindade de Jesus, também como sacerdote, e olhando também para a figura de Baltazar, aquele que oferece mirra, apontando para o profetismo, mirra, a dor, o sofrimento, ou seja, a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus”.

Eles representam diferentes povos vindos de outros contextos dentro do mundo antigo, mas que reconheceram em Jesus Cristo o Salvador da humanidade. A Igreja celebra o dia de Santos Reis em 6 de janeiro, momento em que tradicionalmente é desmontado o presépio. “Se estabelece esse período entre o dia 25 de dezembro ao dia 6 de janeiro como tempo suficiente para que esses Reis Magos pudessem ter feito toda essa viagem seguindo a estrela que os guiava até encontrar Jesus. O importante nesta data, no desfazer o presépio, na retirada de todos os elementos que são simbólicos, alusivos ao nascimento de Jesus, é justamente para que nós comecemos de fato a compreender a missão de Jesus a partir do seu nascimento e, muito especificamente, a partir da sua infância”, explicou o reitor.

Veja também:

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2016_01_06_004A figura dos Reis Magos é tão popular na tradição católica que gerou até uma festa, a Folia de Reis. “Na Festa de Santos Reis nós fazemos essa veneração àqueles que puderam contemplar popularmente com os olhos o filho de Deus, nascido em uma manjedoura”, concluiu Pe. Edinisio.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno