Catequese

Como vivenciar o período da Quaresma?

Pe. Maximiliano Costa fala sobre este tempo de penitência, oração e reflexão que antecede a Páscoa.

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2016_01_21_001Estamos há menos de um mês para o início da Quaresma. Esse período, um dos mais importantes para a Igreja Católica, marca os 40 dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Ressurreição de Jesus Cristo, também conhecida como Páscoa. Mais detalhes sobre esse período de oração e reflexão no quadro Você Sabia?, exibido no Programa Pai Eterno desta quinta-feira, 21. (Assista ao vídeo abaixo)

“A Quaresma é esse grande tempo litúrgico que nos prepara para a grande Festa da Páscoa. O centro de toda a vida cristã é a Vida, a Morte e a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Quaresma faz esse itinerário de preparação para esse grande acontecimento da história da Salvação”, explicou Pe. Maximiliano Costa.

No período da Quaresma, um dos ritos muito conhecidos é o jejum. Ele é praticado desde a Antiguidade como forma de fazer com que os cristãos se aproximem ainda mais da experiência vivida por Jesus Cristo, que jejuou no deserto. “Jesus foi tentado pelo demônio quando ele jejuava. Nós também, no nosso dia a dia, na nossa vida de maneira geral somos tentados em muitos momentos. O jejum é essa prática da oração que nos ajuda a fortalecer a vontade, a fé, para que nós não caiamos diante das ciladas do mal”, ressaltou o padre.

Veja também: 

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2016_01_21_003O jejum é a forma de penitência em que o cristão se priva de algum tipo de alimento. Além do jejum, Pe. Maximiliano ressaltou que o período da Quaresma também é favorável à abstinência: “De maneira geral o jejum diz respeito à alimentação, mas há outras práticas que nós podemos fazer durante a Quaresma, que nós chamamos de abstinência, por exemplo, se eu gasto muito tempo na televisão, no celular, no Facebook, eu sou convidado, neste tempo forte de conversão, a me abster dessas práticas. Então, o tempo que eu gastaria com a televisão, com o celular ou com outras coisas que tenho o hábito de fazer com muita frequência, eu devo gastar com oração, com a comunhão com Deus, com a prática da vivência da fé”.

Ao jejuar, não se deve pensar apenas na abstenção do alimento, mas no significado mais profundo dessa prática. A Quaresma é tempo de conversão, isso para que cada cristão possa viver ainda mais próximo de Cristo. “O jejum serve para o fortalecimento da vontade. Para que diante das tentações que nós recebemos a cada dia nós permaneçamos firmes naqueles propósitos que Deus tem para as nossas vidas”, concluiu o sacerdote.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno