Evangelização

Quarta-feira de Cinzas: O início da Quaresma

Tempo propício para reflexão, oração e encontro com o Pai Eterno.

DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_2016_02_10_004Hoje, Quarta-feira de Cinzas, começa um novo tempo na Igreja Católica. É o início da Quaresma, o Tempo Litúrgico que antecede a Páscoa. O quadro Em Nome da Vida, exibido no Programa Pai Eterno, mostrou que as pastorais terão um trabalho especial durante esse período que é propício para a reflexão e oração. (Assista ao vídeo abaixo)

O coordenador da pastoral da Arquidiocese de Goiânia, Pe. Rodrigo de Castro Ferreira, explicou como os cristãos devem vivenciar o momento: “A Igreja nos convida durante toda a Quaresma para uma verdadeira conversão pastoral, onde somos convidados a viver com maior intensidade as obras de misericórdia, principalmente o jejum, a oração e a caridade”.

Em uma missão de auxiliar os padres e bispos, as pastorais se prepararam com antecedência para a Quaresma. Elas são essenciais para o bom andamento dos trabalhos na Igreja que durante esse período, passam por algumas mudanças. “São muitas as comunidades que abrem horários especiais, penitenciais, principalmente pelas madrugadas, e também altos horários da noite”, ressaltou Pe. Rodrigo.

Todas essas mudanças de horário e de atividades nas comunidades são previstas com o objetivo de contribuir para que cada cristão vivencie sua fé durante todos os dias da Quaresma. “As igrejas se tornam mais cheias, as pessoas procuram mais o Sacramento da Confissão. Temos, de maneira especial, o ‘24 horas para o Senhor’, que acontece em um sábado da Quaresma, aonde com maior intensidade os padres de toda a nossa arquidiocese e do mundo inteiro, motivados pelas igrejas locais, fazem esse mutirão de confissão. Então, tudo isso vai ajudando as pessoas a viverem de uma forma mais intensa a preparação para a Páscoa, a Festa da Ressurreição”, pontuou o sacerdote.

Veja também:

DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_2016_02_10_001Hoje, Quarta-feira de Cinzas, o início da Quaresma, também marca o começo da Campanha da Fraternidade. Este ano, o objetivo é refletir e assegurar sobre o direito ao saneamento básico para todas as pessoas. Em 2016, o tema da Campanha é: “Casa comum, nossa responsabilidade”. De acordo com Pe. Rodrigo é preciso cuidar da criação. “O tema nos leva a essa feliz compreensão. Quando eu cuido do universo, deste mundo, eu estou cuidado da casa comum, ambiente de todos nós”, disse.

São 40 dias em que os cristãos devem se preparar para a conversão. “Nós sabemos que para que possamos viver uma verdadeira conversão, precisamos olhar para dentro de nós, precisamos fazer uma verdadeira limpeza espiritual, uma faxina. Por isso, precisamos nos mortificar, sermos mais penitentes e fazermos uma boa confissão sacramental. Pedir perdão a Deus, através do sacerdote, para que nós possamos estar livres de todas as nossas culpas, buscando sermos pessoas melhores”, concluiu o padre.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno