Evangelização

Quaresma: tempo de orar, jejuar e praticar o bem

Com os corações voltados para Deus, o tempo quaresmal leva os cristãos ao encontro íntimo com o Pai Eterno.

NOTICIA_4_2016_02_01_001A Quaresma é um dos tempos litúrgicos mais importantes na vida dos cristãos, filhos e filhas do Pai Eterno. Ela acontece no período que antecede a Páscoa, começando na Quarta-feira de Cinzas e terminando na tarde da Quinta-feira Santa, com o início da celebração do Tríduo Pascal, que se encerra no Domingo de Páscoa.

Durante esse período, os cristãos se dedicam à reflexão, à conversão espiritual e se recolhem em oração e penitência, para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto, e os sofrimentos que Ele suportou na cruz. Essa preparação é feita, de forma característica, por meio do jejum, penitência, caridade e oração.

O estudante João Lucas Andrade de Faria vivencia seriamente a Quaresma e vê esse momento litúrgico como um período de conversão: “É tempo de voltar diretamente para Jesus, mostrar esse amor que Ele nos deu. São dias de ficar em oração e comunhão”.

Mesmo sendo jovem, João leva à sério os ritos quaresmais. “Participo da Quarta-feira de Cinzas e de todos os momentos da Quaresma, inclusive colaboro na igreja”, conta. Além disso, o jejum é considerado, por ele, um detalhe muito importante: “Precisamos fazer alguns sacrifícios e não ceder às tentações”, destaca.

Quaresma em família

NOTICIA_4_2016_02_01_004A Quaresma também é vivenciada em família. A empresária Iêda Maria Dantas Magno cresceu em família católica e, como boa cristã, repassou todo seu aprendizado aos seus descendentes. “Sempre que dá, participamos juntos das celebrações na Igreja, e de todos os ritos”, explica.

Na casa de Iêda, esse é um momento de muita oração: “Acho muito importante a Quaresma. É um período para a gente se observar, prestar atenção nas nossas atitudes e melhorar. Além disso, é um período para praticar o jejum e a oração, pois os dois caminham juntos. Aqui em casa, as crianças já fazem o jejum de alimentos conosco e, como eles ainda estão em formação, apenas eu e meu marido optamos por nos abster de outras coisas e nos voltarmos mais em oração nessa época”.

Mesmo que a mãe já deixe claro que os filhos ainda estão em formação, a filha Maria Eduarda, de apenas 11 anos, já mostra sua maturidade cristã. “Eu gosto do tempo da Quaresma, de lembrar os 40 dias que Jesus ficou no deserto. Foi a primeira oração que eu li quando fiz a catequese. Sou muito feliz nas minhas orações e Deus é muito importante em minha vida”, afirma a pequena.

Vida cristã

O padre Maximiliano Costa, que é administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida de Goiânia (GO), reforça que o centro de toda vida cristã é a vida, morte e ressureição de nosso Senhor Jesus Cristo. A Quaresma faz esse itinerário de preparação para esse grande acontecimento da história da Salvação.

“Nós, cristãos católicos, durante esses 40 dias que compõem o tempo da Quaresma, somos convidados a intensificar a nossa oração, a nossa participação nos Sacramentos. E, de maneira muito especial, o Sacramento da Confissão. Para a grande festa da ressurreição de nosso Senhor Jesus”, ressalta o sacerdote.

O período de Quaresma requer preparação especial dos cristãos, pois é um momento de recolhimento, fé e oração, exige uma entrega pessoal e com alguns sacrifícios. “A Quaresma só existe em função da Páscoa. É um processo exigente e bonito de ser feito, para celebrarmos o maior dom de Deus para a humanidade, que foi a vitória de Seu Filho. E, ao celebrarmos a ressurreição de Jesus, estamos também celebrando a nossa ressurreição”, destaca Pe. Maximiliano.

Práticas cristãs na Quaresma 

NOTICIA_4_2016_02_01_003Durante o período quaresmal, a Igreja Católica se volta a Jesus Cristo e relembra Sua vida, morte e ressurreição. Diante disso, alguns ritos são considerados essenciais na liturgia e na vida dos cristãos. A Quaresma tem algumas características específicas. Nesse período, a Igreja utiliza o roxo, como cor litúrgica, símbolo de tristeza e dor. Na Quarta-feira de Cinzas é sempre realizada uma celebração em que, segundo o Pe. Maximiliano, se lembra o fim da própria mortalidade com a marca de cinzas na testa. Além disso, algumas atitudes são propostas aos fiéis como forma de vivenciar de forma concreta e verdadeira esse tempo litúrgico:

Jejum

Aliado à oração, ajuda a fortalecer a vontade e a fé, para que não se caia diante das ciladas do mal. Deve ser feito por pessoas que têm boa condição de saúde, pois é indicado restringir alguns alimentos, quando se está jejuando. Além da restrição de alimentos durante a Quaresma, outras práticas de abstinência podem ser feitas como, por exemplo: abster-se de ver televisão ou de usar o celular, ou as redes sociais etc. Tudo isso, em sinal de arrependimento pelos pecados cometidos e tentações.

Oração

Essencial em todos os momentos, em especial, no tempo da Quaresma. A oração pode ser pessoal, em comunidade, na meditação da Palavra de Deus, em família, ou mesmo com a participação do fiel cristão na Santa Missa. Mas, é importante que a oração não fique apenas nas palavras. Por isso, aliada à caridade, ela pode se transformar em ações concretas.

Penitência

A Quaresma é um tempo de conversão. Mudança de vida. Para isso, existe a penitência. As sextas-feiras da Quaresma são um tempo propício para a penitência. O objetivo desta prática não é o sofrimento ou privação daquilo que agrada, mas um meio de purificação de nossa alma. A penitência é feita para dar forças espirituais na luta contra o pecado.

Caridade

A caridade é o ato concreto da conversão do coração. Da vivência da oração. Da vivencia da proximidade com Deus. É aquela obra concreta que coloca o cristão diante do irmão mais necessitado, para ajudar, para evangelizar, para levar também o amor de Deus, de forma material àquelas pessoas que mais necessitam. A caridade deve ser vivida de maneira especial com aqueles mais próximos.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Faça parte desta família

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno