Evangelização

Jejum na Quaresma: a santificação do corpo e da alma

De acordo com a tradição católica antiga, cristãos devem jejuar às quartas e sextas-feiras.

DESTAQUE_VOCE_SABIA_2016_02_25_0005O quadro “Você Sabia”, exibido no Programa Pai Eterno desta quinta-feira, 25, mostrou que o jejum é uma tradição católica antiga, e durante a Quaresma deve ser praticado as quartas e sextas-feiras. O pároco da Paróquia São Leopoldo Mandic, em Goiânia (GO), Pe. Arthur da Silva Freitas, falou sobre o significado da prática cristã. (Assista ao vídeo abaixo)

“A Igreja determina que sexta-feira seja um dia especificamente de penitência, conversão, porque é o dia da Paixão de Cristo, mas a tradição popular acrescentou a quarta-feira, um pouco voltada para a devoção a São José e, também, por outros motivos particulares de diversas culturas. Então, hoje em dia se estabelecem esses dois dias principais, mas o Tempo da Quaresma em si, todo é um tempo propício para a penitência, jejum e exercícios de piedade”, ressaltou Pe. Arthur.

Praticado por Jesus ainda naquele tempo, o jejum se tornou símbolo de santificação do corpo e da alma. E, por isso, a Igreja recomenda que a prática seja estendida para outras partes do ano. “Hoje, a Igreja ensina que essa penitência pode ser trocada por outro ato de piedade como visita aos doentes a um hospital ou asilo, ou outro ato de caridade, mas toda sexta-feira seria, de fato, o dia propício para a penitência dos cristãos”, afirmou o pároco.

Veja também:

DESTAQUE_VOCE_SABIA_2016_02_25_0002De acordo com o sacerdote, para jejuar tem que ter sabedoria e cuidado para não prejudicar a saúde e se puder, cristãos podem cortar algumas atitudes também. “Papa Francisco deu algumas indicações bastante atuais sobre a penitência e o jejum dizendo que o tanto que é importante fazer o jejum da língua, evitar falar mal do irmão, fazer fofoca. Acho que são coisas bastante atuais e que podem nos dar o espírito de penitência e de mortificação”, concluiu Pe. Arthur.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno