Catequese

Domingo de Ramos: louvor e ação de graças a Cristo

No próximo domingo, 20, Igreja lembra que missão dos católicos e sempre aclamar a Deus.

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2016_03_16_0002O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa, para a Igreja Católica, e sempre é celebrado antes do Domingo de Páscoa. Neste ano, a celebração será no dia 20 de março. No quadro “Fique por Dentro”, exibido no Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 15, o Missionário Redentorista Pe. Aragonês Parreira explicou o significado da celebração. (Assista ao vídeo abaixo)

“O Domingo de Ramos é uma celebração antiga, que está fundamentada no próprio Evangelho de Jesus Cristo. Significa essa entrada messiânica de Jesus em Jerusalém e, ao mesmo tempo, é uma celebração que lembra a Paixão e Morte que Ele sofreu naquela cidade”, explicou o padre.

Durante a celebração de Ramos, os católicos participam da Santa Missa, com os ramos nas mãos. De acordo com Pe. Aragonês, o gesto significa a aclamação de Cristo. “Um modo de louvor e ação de graças a Cristo. Então, é para lembrar essa aclamação jubilosa a Cristo”, afirmou.

Veja também: 

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2016_03_16_0004Após saírem da celebração, as pessoas levam os ramos para casa. “É um costume e a Igreja orienta que eles são um símbolo da aclamação a Cristo e servem para nos lembrar qual deve ser a nossa missão neste mundo, que é sempre dar ação de graças a Deus”, ressaltou o sacerdote.

Sobre os ramos que sobram nas igrejas ao fim das celebrações, Pe. Aragonês explicou que eles são reaproveitados em outra data especial: “Após as celebrações, os ramos são recolhidos, guardados e, depois que secam, se tornam as cinzas da Quarta-Feira de Cinzas do próximo ano”.

O Programa Pai Eterno vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno