Crianças aprendem a importância da alimentação saudável

Projeto foi elaborado conforme tema da Campanha da Fraternidade 2016: “Casa comum, nossa responsabilidade”.

DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_2016_03_17_0003O quadro “Em Nome da Vida”, exibido no Programa Pai Eterno desta quinta-feira, 17, mostrou que as crianças do Centro Social Redentorista (CSR) estão participando de uma atividade ambiental. É o projeto “Vida sustentável, horta bem cuidada”, que foi elaborado pela equipe educadora de acordo com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano: “Casa comum, nossa responsabilidade”. (Assista ao vídeo abaixo)

“Em parceria com a minha colega de trabalho, Bete, a responsável pela horta junto com a Sirlene, eu conversei com o Naclayton e tivemos a ideia de fazer tudo para que os meninos conhecerem como é uma horta, como que é ter uma alimentação bem cuidada. Junto com a Denise, que é a nossa cozinheira, vimos quais são os alimentos que mais utilizamos no dia a dia deles. A proposta é trazer as crianças para ver como é plantio dos alimentos até chegar na mesa todos os dias” , explicou a educadora social, Maria Míriam.

Beterraba, cenoura, couve, alface e repolho. As crianças semeiam, cuidam e no final vão colher também. Quem comanda a horta é a auxiliar de serviços gerais, Elizabeth Ferreira, a Beth. “Ensino como preparar a terra e também separar as mudas. Primeiro faz o canteiro, depois coloca a terra por cima, depois vem com o esterco por cima, mistura na terra, depois vem outra camada de esterco, faz os buracos para colocar a semente e por fim vem com a terra por cima e tampa. Para cuidar tem que jogar água duas vezes ao dia e, para isso, tem o jogador de água até ficar bem molhada a planta. Não pode murchar”, pontuou.

Veja também: 

DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_2016_03_17_0002A meninada gostou de aprender a plantar os próprios alimentos. “Não pode colocar muita terra na planta porque ela morre, não pode molhar muito, e tem que plantar com muito cuidado e carinho para poder comer depois. Quando ela tiver um pouco grande, a gente molha mais um pouco para ela crescer. Quando ela estiver maior, a gente tira da terra, lava e come”, explicou Adriel André Moreira, 10 anos.

É um projeto que desperta novos hábitos alimentares nas crianças. “A intenção, acima de tudo, é ensinar para eles a importância de cuidar da nossa casa comum, tendo a nossa horta como objeto de pesquisa e de cuidado. Aqui tudo é orgânico, a gente não utiliza nenhum veneno para cuidar da nossa horta. É tudo manual para eles conhecerem a cada dia a importância de ter na mesa uma verdura, um legume, que muitas vezes eles não tem a oportunidade de ter um casa”, ressaltou Maria Mírian.

O Programa Pai Eterno vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store