Catequese

Missa do Lava-Pés: um gesto de humildade

Saiba mais sobre o rito religioso celebrado nesta Quinta-feira Santa, primeiro dia do Tríduo Pascal.

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2016_03_23_0001Enquanto vivenciam o Tempo Quaresmal, os cristãos refletem e relembram a história de Cristo até chegar à Ressurreição. Em um gesto que propõe a conversão, amanhã, Quinta-feira Santa, a Igreja celebra o Lava-Pés. O quadro “Fique Por Dentro”, exibido no Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 23, abortou esse rito religioso, que remete ao que Jesus fez com seus discípulos na última Ceia. (Assista ao vídeo abaixo)

“Faz parte das celebrações do Tríduo Pascal. Essas três celebrações como uma só celebração e nos chama a um sinal de humildade”, ressaltou o reitor e formados do Seminário São João Maria Vianey, Pe. Dilmo Franco de Campos.

Assim como fez Jesus, o sacerdote lava os pés de 12 homens. O gesto acontece durante a missa da Ceia do Senhor, logo depois da homilia e é um convite a uma vida mais solidária. “É o serviço, é a diaconia. É importante notar que no texto bíblico, Jesus se reveste de um avental e lava os pés dos discípulos. Depois, ele não retira o avental, significando que a diaconia jamais pode terminar na vida de uma pessoa, de um cristão”, explicou o sacerdote.

Veja também: 

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2016_03_23_0003Ainda de acordo com Pe. Dilmo, o dia também é de relembrar um dos mandamentos de Cristo: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. “É assumir aquilo que Jesus assumiu. É ser servo, é colocar-se à disposição, é procurar os últimos lugares e não o primeiro, seguindo as suas Palavras, aquele que se humilhar será exaltado, mas aquele que se exaltar será humilhado. É a dimensão do serviço. A Igreja que está a serviço da pessoa humana, para conduzi-la a Deus”, concluiu.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno