Evangelização

Animador litúrgico, aquele que acolhe e incentiva

Saiba mais sobre essa função desempenhada na Igreja com amor e dedicação por quem ama o Pai Eterno.

DESTAQUE_VOCE_SABIA_2016_03_31_0001O quadro “Você Sabia?”, exibido no Programa Pai Eterno desta quinta-feira, 31, explicou qual é a função do animador litúrgico, aquela pessoa que, durante a celebração, lê os comentários no início da missa, antes da Liturgia da Palavra e em alguns outros momentos. O coordenador da Liturgia da Arquidiocese de Goiânia, Pe. Antônio Donizete do Nascimento, falou sobre esse trabalho dentro da Igreja. (Assista ao vídeo abaixo)

“O animador tem o papel de convocar os dispersos a congregarem e formarem um corpo para iniciar a celebração do Mistério da Páscoa de Cristo”, explicou o padre.

O animador tem a missão de ajudar os fiéis a participarem da celebração. Ele acolhe e incentiva todos a participarem da missa. De acordo com o sacerdote, para desempenhar bem essa função, é interessante que passe por um período de formação. “A formação do animador litúrgico está muito dentro da formação dos ministros da Palavra, dos leitores , dos acólitos, dos ministros extraordinários da comunhão eucarística. Todos devem ter uma profunda sintonia e um ajuste comum do papel e da engrenagem que deve ser a colaboração de cada um”, afirmou.

Veja também:

DESTAQUE_VOCE_SABIA_2016_03_31_0003A parte que o animador litúrgico deve ler já vem escrita no folheto e ele deve se atentar para não alongar o texto com outras informações. O Sandro Ferreira é uma dessas pessoas que se dedica a ajudar na Igreja. Função que exerce com muito amor, segundo ele. “Ser um animador litúrgico é uma graça que recebi do Pai Eterno e é uma forma de retribuir. É uma voz e um gesto concreto que eu posso fazer para o Pai Eterno. Um gesto de amor, carinho e fidelidade, do mesmo modo que ele é comigo”, concluiu.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
2 Cometários
  • Vânia de Carvalho Ferreira Santos
    27/6/2023 - 06:13:22

    Eu amo ser comentarista. Quero fazer o melhor para o povo de Deus e para a Santa Igreja de Deus.

  • Luzimayre Banegas
    17/8/2023 - 14:26:42

    Obrigada por informar sobre a liturgia, o papel do animador.

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno