Evangelização

A Liturgia do Tempo Pascal

Pe. João Paulo Santos ressalta a importância dos católicos refletirem sobre a ressurreição de Cristo em suas vidas.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2016_04_04_002O Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 4, exibiu entrevista com o Missionário Redentorista, Pe. João Paulo Santos, que falou sobre a Liturgia do Tempo Pascal. Ele explicou sobre o Ato dos Apóstolos e ressaltou a importância dos católicos vivenciarem a ressurreição de Cristo em suas vidas, por meio da renovação da fé, oração e reflexão. (Assista ao vídeo abaixo) 

Talitta Di Martino: O que a Liturgia retrata nas leituras durante o período que estamos vivendo agora?

Pe. João Paulo Santos: No Tempo Pascal a Igreja sugere de modo pedagógico que a gente reflita, medite a experiência que as primeiras comunidades cristãs fizeram do Cristo ressuscitado. Para isso, ela, pedagogicamente, organiza as leituras de modo que a gente contemple os passos primeiramente das aparições do Cristo ressuscitado aos discípulos e depois, quando Jesus, por meio de sua ascensão vai ao Pai, a experiência das comunidades que não tiveram este contato direto com Cristo ressuscitado, mas a partir do testemunho dos apóstolos vivem a fé.

Talitta Di Martino: Quem escreveu e o que narra o Ato dos Apóstolos?

DESTAQUE_ENTREVISTA_2016_04_04_001Pe. João Paulo Santos: O Ato dos Apóstolos é considerado como uma parte da grande obra do evangelista São Lucas, ou seja, o Evangelho de Lucas e o Ato dos Apóstolos formam uma única obra e o Ato dos Apóstolos como o próprio nome já diz, seria a continuidade do projeto de Jesus após Sua Morte e Ressurreição, isto é, como se comportaram os apóstolos, é a atitude que eles tiveram após a experiência do ressuscitado, isto é, o testemunho que os apóstolos deram às comunidades até chegarem a experiência do espírito paráclito que confirma a comunidade, que mesmo sem ter visto o Cristo ressuscitado, mas mantém-se unida, em comunhão pela experiência do Espírito Santo e o testemunho dos apóstolos.

Talitta Di Martino: Pensando nesta missão dos discípulos que se estende a nós, os fiéis da Igreja Católica, deixe uma mensagem em relação a essa missão de continuar o Evangelho e continuar a missão de Jesus.

Pe. João Paulo Santos: Para mim é interessante quando a própria Palavra de Deus diz que ela não é letra, é espírito e como ela é espírito, ela pode falar com a história de vida de cada um de nós. Acredito que hoje somos nós que devemos continuar dando testemunho do Cristo ressuscitado na nossa vida. A experiência do Espírito se torna real e presente à realidade de Cristo na nossa história e na história de muitas pessoas que precisam ter esses sinais da ressurreição do Senhor.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno