Evangelização

Hábito: o sinal da consagração do religioso

Saiba mais sobre a vestimenta utilizada pelos Missionários Redentoristas.

DESTAQUE_VOCE_SABIA_2016_04_07_003Os Missionários Redentoristas usam o chamado hábito, um tipo de veste religiosa usada por membros de algumas congregações e ordens. No quadro “Você Sabia?/’, exibido no Programa Pai Eterno desta quinta-feira, 7, o Fr. Murillo Di Carvalho explicou o significado da vestimenta. (Assista ao vídeo abaixo)

“Assim como todos os hábitos de outras congregações, o hábito redentorista é o sinal da consagração do religioso. O hábito, tanto da freira, como do padre religioso, do frater e do frei é sinal que ele é alguém consagrado e reservado a Deus. No caso do hábito redentorista, ele foi idealizado por Santo Afonso, o nosso fundador, que diz a lenda que é uma batina diocesana do avesso. O acompanha a faixa e o Rosário. Santo Afonso, muito devoto de Nossa Senhora, colocou junto ao hábito, um rosário”, explicou o frater.

Ao se abrir o hábito redentorista, percebe-se que ele lembra um pouco o quimono, aquela veste comum na China e Japão. Santo Afonso Maria de Ligório, assim que foi ordenado padre, esteve em um colégio administrado por padres chineses. Daí, talvez a influência na elaboração da veste, tempos depois.

Veja também:

DESTAQUE_VOCE_SABIA_2016_04_07_004Segundo Fr. Murillo, o hábito não é uma batina. “Antigamente, os irmãos não usavam colarinho. Mas, hoje, todos os redentoristas consagrados usam hábitos com o colarinho e, obviamente, o Rosário Redentorista, que é a marca do hábito redentorista”, completou.

O hábito oficial é na cor preta, mas tem também no branco e cinza claro. “Toda batina, hábito, é preto. Porém, a Igreja dá uma autorização para que, nos países de clima tropical, possa se fazer um hábito de cor mais clara, pela questão do calor. Então, a Congregação usa como oficial também o branco, mas a Igreja autoriza fazer o cinza, creme ou o azul claro. O hábito não é uma roupa litúrgica, não é um paramento litúrgico. Podemos dizer que é uma roupa do dia a dia”, ressaltou Fr. Murillo.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store