Doação

Arquidiocese lança campanha “Desperdício Zero”

O objetivo é despertar a consciência dos cristãos para mudarem de hábitos e assim ajudar os irmãos que mais precisam.

NOTICIA_3_2016_04_001A Arquidiocese de Goiânia aproveitou a ocasião da Semana Santa para lançar uma campanha contra os excessos da nossa sociedade. “Desperdício Zero” é o que pede, o arcebispo Dom Washington Cruz, a todos os católicos. A iniciativa é inspirada na Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, que trouxe o tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e também com os frequentes pedidos do Papa Francisco para que todos voltem o olhar e o cuidado para o meio ambiente.

A Campanha “Desperdício Zero” foi realizada em 27 municípios do estado de Goiás e abordou pontos importantes, relacionados ao consumismo, como as compras exageradas de roupas, sapatos e demais bens que muitas vezes não são realmente necessários; desperdício de alimentos e também de água e até mesmo o reaproveitamento do lixo reciclável.

Apesar de ter sido lançada somente na Semana Santa, a campanha trata de um tema bastante atual, em que as consequências refletem diretamente as ações de cada indivíduo da sociedade. Portanto, é uma oportunidade de repensar as nossas atitudes cotidianas. “Que esta seja uma atitude da Ressurreição do Senhor em nós. Sem desperdício, podemos oferecer mais aos necessitados”, convida Dom Washington.

Atitudes conscientes

Com o intuito de fazer com que toda a população, católica e não católica, abrace essa causa, a campanha se baseia no Evangelho de São João (6,12), em que Jesus diz: “Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca”. Essas palavras foram ditas logo após a realização do milagre da multiplicação dos pães e peixes para aproximadamente cinco mil pessoas.

É dever da Igreja trazer à consciência dos fiéis informações sobre a importância de rever os hábitos de consumo. Na sociedade atual, é muito comum se deparar com o desperdício de água, alimentos e energia. Muitas vezes, por já estar no automático, não se faz ideia do que isso pode causar. O ato de poupar água, economizar energia, evitar desperdícios é um ato de amor a Deus e aos irmãos, principalmente àqueles que mais precisam. Ao preservar o meio ambiente, preserva-se a vegetação e os animais, ou seja, cuida-se daquilo que Deus criou para todos.

Evitar o desperdício não é apenas uma mudança de hábito, mas também de consciência. A campanha pretende mover dos corações o egoísmo. Ao pensar no que se tem, é possível perceber que existem pessoas em nossa sociedade que, muitas vezes, não tem acesso nem mesmo às necessidades básicas como esgoto, água encanada, energia, alimentos etc. Por isso, é um momento de profunda reflexão e conversão. Pela oração pessoal e pelo esforço, é possível alcançar uma mudança plena de atitudes que vão ajudar ao próximo.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno