Doação

Doação de leite materno: gesto solidário

Banco de Leite Humano trabalha com recebimento e distribuição do alimento que bebês tanto precisam.

DESTAQUE_ATITUDE_CRISTA_2016_05_09_001O quadro “Atitude Cristã”, exibido no Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 9, mostrou como funciona a doação de leite materno no Banco de Leite Humano de um hospital em Goiânia (GO). No local, o leite recebido chega com prioridade para os bebês prematuros, com baixo peso ou internado na UTI neonatal, ou ainda para outros bebês recém-nascidos. (Assista ao vídeo abaixo)

Nem todo recém-nascido tem a oportunidade de amamentar com leite materno. Tem muita mãe que, por um motivo outro, não pode amamentar. O pequeno Brian está só com três dias de vida e ainda não consegue mamar todo o leite que a atendente Ana Carolina Cavalcante produz. Foi aí que ela decidiu fazer o bem a outros bebês: doar o leite excedente. “Eu decidi ajudar outras crianças”, afirmou.

A operadora de caixa, Ana Lúcia doa, mas também recebe a ajuda de outras mamães. “Ele não pode receber meu leite no momento, mas tem outra mãe que teve o mesmo gesto que eu e acaba sendo alimentando a minha bebê. Então, eu vi um gesto muito solidário da parte dessa mãe. Foi aí que eu resolvi doar o meu leite, pois de alguma forma outra criança será alimentada”, contou.

A pediatra Elaine Amorim Melo falou da importância do leite materno para o desenvolvimento da criança: “Esse leite vem ajudar na recuperação imunológica, na maturação do intestino, na maturação pulmonar”.

Veja também:

DESTAQUE_ATITUDE_CRISTA_2016_05_09_004O leite materno é tido como a melhor forma de desenvolvimento para o recém-nascido. Ele aumenta a imunidade e previne doenças respiratórias e intestinais por exemplo. Depois que o leite é retirado, ele passa por uma série de exames no banco de leite, que comprova sua pureza, só então é armazenado e congelado para depois ser distribuído aos prematuros que precisam dessa ajuda.

“Fazemos um teste de acidez antes de pasteurizar. Passando neste teste, ele é pasteurizado, depois é feito o teste biológico e a cultura para ver a ausência de bactéria. Uma vez passando por esses exames, esses testes, ele é aprovado e distribuído aos prematuros de baixo peso internados na UTI neonatal”, explicou a coordenadora do Banco de Leite, Renata Machado Lélis.

DESTAQUE_ATITUDE_CRISTA_2016_05_09_003Por se tratar de uma questão de saúde, é necessário um cuidado extremo com a higienização, tanto por parte da mãe que vai retirar o leite como do local que vai armazená-lo. Por isso, o uso de tocas e máscaras. Em Goiânia, quem não pode ir ao banco de leite para fazer a doação, conta com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar que disponibilizou duas militares voluntárias, para atender em domicílio. “Essas doações são extremamente importantes, pois são muitos bebes que necessitam desse leite e a doação de leite é o que dá mais volume no estoque”, disse a Sgt. Beatriz Alves.

Doar leite traz benefícios para a mãe como a redução das chances de câncer de mama e de ovário, além do retorno mais rápido ao peso de antes da gravidez. É uma corrente do bem em que todo mundo sai ganhando. “Eu pretendo ajudar enquanto eu puder”, concluiu a mamãe Eliane.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno