Devoção

Igreja Matriz de Campinas: estrutura e história da nova Basílica

Uma homenagem especial ao Santuário que receberá o título do Vaticano no próximo dia 22, em Goiânia (GO).

DESTAQUE_ESPECIAL_2016_05_13_002A Igreja Matriz, em Campinas, Goiânia (GO), é dedicada a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e recebe no dia 22 de maio o título de Basílica Menor, concedido pelo Vaticano. Por isso, o Programa Pai Eterno está homenageando este templo sagrado, que já reunia fieis antes mesmo da capital de Goiás ser construída. Nesta sexta-feira, 13, uma reportagem especial exibiu relatos sobre a estrutura e a história da tradicional igreja. (Assista ao vídeo abaixo)

O Missionário Redentorista Pe. Jesus Flores lembrou que conheceu a Matriz em 1945. “É uma paróquia, uma comunidade e uma igreja que marcou muito a minha vida. Eu a conheço desde quando entrei no seminário, ainda menino. Em setembro de 45, na igreja antiga, lembro-me das celebrações na igreja antiga, os velhos padres alemães e brasileiros pregando”, contou.

DESTAQUE_ESPECIAL_2016_05_13_003A Matriz de Campinas também marcou a história de vida do Pe. Walmir Garcia. “Toda a minha história, tanto sacerdotal como também de leigo, está marcada pela Matriz de Campinas”, afirmou. Sobre o trabalho realizado na paróquia, o padre falou sobre a presença diária de tantas pessoas durante todos esses anos: “É muito peculiar a busca de atendimento, orientação espiritual e confissão todos os dias. Durante o dia todo temos pessoas que buscam para esse sacramento da reconciliação e também buscam a consagração. Ali, eles encontram nas novenas, e nas outras celebrações uma resposta nossa, de Missionários Redentoristas, ao anseio que o povo tem de amar Nossa Senhora e cultivar a devoção”.

Veja também:

DESTAQUE_ESPECIAL_2016_05_13_004O pesquisador Bento Fleury guarda inúmeros recortes de jornais antigos, que mostram a importância da Matriz de Campinas. “Quando nós falamos na Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Campinas nos remetemos a própria história da formação social, cultural e econômica do sul do Estado de Goiás. Em 1843, foi construída uma capela, alguns relatos falam que um campanário, uma simples igrejinha com um sino. Foram os próprios moradores daquela região, os fazendeiros, que tinham os maiores latifúndios, que se juntaram e construíram, doaram madeira, aroeira, as olarias doaram telhas. A Igreja Matriz de Campinas, a futura Basílica, é o ponto irradiador da fé católica de toda a região. Então, a construção dessa igreja, mostra-se em jornais antigos, que ela já era um grande marco da fé. Quando as pessoas vão à Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, elas vão a Campinas, e dizem ‘Eu vou a Campinas’. Então, a Praça Santo Afonso, o Colégio Santa Clara, o Centro Cultural Gustavo Hitler, as antigas casas, todo aquele conjunto dão à Campinas sua característica original. E a novena da terça-feira, durante todo o dia até a noite, é um traço que caracteriza e é emblemático na história de Campinas”, ressalta Fleury.

DESTAQUE_ESPECIAL_2016_05_13_005De acordo com Pe. Maurício Brandolize, a Igreja Matriz é uma referência para o povo goiano e a Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é frequentada por milhares de pessoas. “A Matriz de Capinas é muito querida pelo povo. Agora a palavra Matriz está um pouco mais difundida, muitas igrejas e sede de paróquias usam, pois matriz significa “sede da paróquia”, então muitas igrejas são conhecidas como matriz daqui e dali, mas quando chega em Goiânia, a matriz conhecida é a de Campinas que todos indicam. Todas às terças-feiras, são dezesseis novenas. Começa às 6h e segue até às 21h, quando começa a última novena. Então é muita gente que participa na Matriz de Campinas. É um igreja popular, onde as pessoas se sentem muito bem”, comentou.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno