Devoção

Igreja Matriz de Campinas: Basílica em Goiânia

Depoimentos ressaltam a satisfação e o merecimento da igreja receber o novo título.

DESTAQUE_ESPECIAL_2016_05_20_003No próximo domingo, 22, às 17h30, acontece a celebração de instalação da Sacrossanta Basílica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Matriz de Campinas, em Goiânia (GO). Há três semanas o Programa Pai Eterno tem exibido reportagens especiais sobre a tradicional igreja, uma das primeiras da capital goiana. Nesta sexta-feira, 20, depoimentos mostram o quanto a Igreja Matriz de Campinas é importante para os goianos. (Assista ao vídeo abaixo)

“A palavra ‘Basílica’ vem do grego ‘Basileia’, que quer dizer rainha. É uma igreja que se destaca na cidade de Goiânia e, aqui na Arquidiocese, é uma das primeiras igrejas. A Igreja do Perpétuo Socorro nasceu com os redentoristas, no tempo em que eles chegaram aqui, quando era Campinha ainda, antes de Goiânia. Então, a igreja antecede a construção de Goiânia. Nós somos privilegiados por conta da divina providência que permitiu que ela nascesse do povo, pois não foi uma coisa pensada em escritório, nasceu do povo, tanto a devoção ao Divino Pai Eterno e a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”, pontou o arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom Washington Cruz.

DESTAQUE_ESPECIAL_2016_05_20_001Segundo o pesquisador Bento Fleury, quando os redentoristas chegaram, o progresso urbano veio junto com eles. “A partir de 1894, o padre Wendel passou a ser o vigário de Campinas, e ele projetou para que aquele pequeno campanário, pequena igreja, que existia desde 1843, se transformasse em uma igreja maior. Então, ele demoliu essa pequena igreja, que de 1899 para 1900 foi construída a igreja maior com duas torres, similar a que foi construída mais tarde, em Trindade. No final do século XIX e XX, a construção do convento, onde hoje tem a igrejinha de São José, era o ponto de convergência social, cultural, econômico, inclusive, pois os redentoristas naquela época deram uma nova dimensão à cidade, construíram salas de aulas, o primeiro telefone, a primeira bicicleta, automóvel. Então, todos esses melhoramentos urbanos, surgiram em torno do convento”, afirmou.

Veja também:

DESTAQUE_ESPECIAL_2016_05_20_002

Sobre as mudanças para uma igreja que se torna Basílica, Pe. Welinton Silva, pontuou algumas: “A igreja passa a ter mais importância entre as demais edificações da diocese. Ela também cresce na responsabilidade litúrgica, na celebração solene, principalmente na Eucaristia, Sacramento da Confissão e o Sacramento do Batismo. A Basílica de Campinas já tem por especial designação do arcebispo de Goiânia, uma Porta Santa, que também o distingue para ser uma Basílica portadora deste sinal de profunda veneração e de graça para os fieis, uma vez que a Porta Santa é o sinal pelo qual os fieis devem passar para receber os tesouros espirituais diante de um ano santo, de uma celebração proclamada pelo santo padre ou pela igreja. Campinha foi aquela que gerou na fé, Goiânia, para que depois sob a luz e proteção do Perpétuo Socorro pudesse ser esse centro reconhecido da difusão da fé do povo goianiense”.

DESTAQUE_ESPECIAL_2016_05_20_006

Para o reitor do Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Pe. João Otávio Martins, a igreja é mais que merecedora do título. “É um grande centro de atendimento aos peregrinos, devotos de Nossa Senhora e também àqueles que vêm para as Santas Missas e novenas”, declarou.

O Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás, Pe. Robson de Oliveira, também comemorou o novo título da Igreja Matriz: “Consagrar esse lugar como Basílica o torna em comunhão muito mais próxima com as basílicas maiores de Roma, que são quatro, e faz desse lugar mais importante ainda para oferecer certos benefícios espirituais à pessoas que aqui vierem”.

DESTAQUE_ESPECIAL_2016_05_20_004O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno




Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store