Evangelização

Confecção dos tapetes de Corpus Christi

A arte transborda fé e capricho, para a realização da procissão, na celebração do Corpo de Cristo.

DESTAQUE_DIVINA_ARTE_2016_06_03_003Um dos destaques desta sexta-feira, 3 de junho, no Programa Pai Eterno, foi o quadro “Divina Arte”. A reportagem mostrou a confecção dos tapetes coloridos que marcam celebração de Corpus Christi.

O trabalho desses verdadeiros artistas tem como matéria-prima flores, serragem, tampinhas de garrafas, entre outros objetos. A arte transborda fé e capricho. “Estamos aqui confeccionando uma parte dos tapetes de Corpus Christi. Estamos fazendo um cálice que, de pouco a pouco, em que um faz uma parte e o outro faz outra, vamos formando todo o desenho”, disse a costureira Heloísa Angélica Vieira, sobre a minuciosidade do trabalho.

O pároco da Paróquia São Leopoldo Mandic, Pe. Arthur da Silva Freitas, explicou: “Desde muito cedo, o povo das paróquias, os jovens, todos os nossos fiéis, estão aqui reunidos, trabalhando na construção dos tapetes, uma grande e bela tradição que temos na Arquidiocese. Feitos com serragem, coloridos, com imagens e símbolos religiosos, eles mostram a nossa fé. Esses tapetes servem para a passagem do Santíssimo Sacramento, logo após a missa, na procissão conduzida pelo arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom Washington Cruz”.

DESTAQUE_DIVINA_ARTE_2016_06_03_002Sobre a produção dos tapetes, o pároco pontua também que são feitos por fiéis de várias idades, membros de paróquias da Arquidiocese. “Nós percebemos que a maioria são jovens, mas temos membros de todas as idades, os movimentos das pastorais, dos grupos. Em geral, todos eles estão aqui representados”, destacou.

O estudante Cássio Carvalho Alves afirmou que geralmente a Arquidiocese dá ideias de modelos, de desenhos e eles escolhem: “São sempre modelos relacionados à partilha da hóstia e do vinho”. A jovem Ingridy Cristina Ferreira explicou que a arte que desenvolveu é um ostensório: “A gente colocou a folha com desenho embaixo e veio cobrindo com as cores”.

Veja também: 

DESTAQUE_DIVINA_ARTE_2016_06_03_001Sobre os materiais utilizados, Heloísa pontua: “Nós usamos serragem, colorimos ela para chegar às cores que imaginamos. A gente pesquisa, desenha, traz a ilustração pronta para facilitar e, chegando aqui, nós montamos”. O feirante Jodeon Cosme Gonçalves da Silva explica que o vento pode atrapalhar o trabalho: “Tem que molhar para solidar (a serragem) no chão, para não misturar tudo”. Pelas imagens, vemos que estão construindo a imagem do cálice e pão de Cristo.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store