Devoção

Casa de acolhida cuida de crianças estrangeiras

Em Manaus (AM), creche acolhe crianças haitianas e facilita o trabalho dos imigrantes.

DESTAQUE_ATITUDE_CRISTA_2016_06_06_001Por estar perto de fronteiras entre o Brasil e outros países, Manaus (AM) é uma cidade com grande número de estrangeiros. Eles vêm em busca de novas oportunidades e, na capital manauara, encontram apoio para iniciar uma nova vida, em uma comunidade católica. O quadro “Atitude Cristã” foi um dos destaques do Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 6 de junho.

O bairro São Geraldo, em Manaus, sempre contou com a presença de imigrantes. Mas, em 2010, após o terremoto que devastou o Haiti, os refugiados começaram a imigração para o local. Foi então que a Paróquia São Geraldo teve a iniciativa de criar uma casa de acolhida para crianças estrangeiras, enquanto os pais trabalhavam ou buscavam um emprego.

A Casa de Acolhida São Geraldo cuida, diariamente, de 24 crianças, de até quatro anos. A maioria é do Haiti, mas também tem filhos de colombianos e venezuelanos.

DESTAQUE_ATITUDE_CRISTA_2016_06_06_002O pároco da Paróquia São Geraldo, Pe. Valdecir Mayer, disse: “A primeira busca nossa foi arrumar um grupo de pessoas que foram atrás de um local para as crianças ficarem. Como não encontramos um local na cidade com possibilidade para acolher, nasceu dentro da paróquia essa necessidade”. Ele explicou que, ao iniciarem este trabalho, eles já tinham em mente atender em torno de 25 crianças: “Desde o começo, não faltaram crianças. E temos uma lista de espera de 12 crianças que precisam da nossa casa. São filhos de imigrantes”.

A inauguração foi em junho de 2013. Desde então, grupos de funcionários e voluntários se revezam nos cuidados com as crianças. Das 7 da manhã às 17 horas,  as crianças recebem cuidados com a higiene, atendimento médico, quatro refeições diárias e atividades educativas.

A coordenadora da creche, Rosana Maria Taveira do Nascimento explicou que “é um desafio. Nós cuidados dos filhos deles do jeito brasileiro de ser. Mas temos tido uma boa integração. Conversamos muito com os pais”.

DESTAQUE_ATITUDE_CRISTA_2016_06_06_004Tudo é feito com muito carinho. À espera do primeiro filho, a haitiana Marie Perpétue R. Aubin encontrou trabalho na creche e ajuda a cuidar dos conterrâneos.

A obra social sobrevive de doações, mas o pessoal encontrou outras maneiras de conseguir renda. “A gente conta com muitas iniciativas para arrecadar leite e fraldas. Temos o Terço das famílias, que acontece na Paróquia São Geraldo, em que são pedidos fraldas e leite”, contou o pároco.

Veja também:

Além disso, existem o bazar e a fábrica de picolés. Toda a renda é revertida para a creche, além, é claro, de abrir as portas do mercado de trabalho para os haitianos.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store