Devoção

Família de carreiros se prepara para mais uma Romaria

Eles saem de Cezarina (GO) rumo à Trindade (GO), seguindo a tradição há mais de 20 anos.

DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_2016_06_17_006Restam poucos dias para a Romaria do Divino Pai Eterno 2016. Muita gente se prepara para seguir rumo a Trindade (GO). Cada peregrino leva consigo uma graça, um pedido, ou mesmo somente a tradição de fé que veio dos pais e avós. O quadro Em Nome da Vida, exibido no Programa Pai Eterno desta quinta-feira, 16, mostrou mais uma família de carreiros que se prepara para pegar a estrada rumo a Capital da Fé de Goiás. (Assista ao vídeo abaixo)

O lavrador Artur Franco de Almeida é devoto do Divino Pai Eterno e faz a romaria até Trindade em carros de boi há muitos anos. “Meu pai era vivo, a gente vinha de carro de boi. E eu fui crescendo, ele foi ficando velho, do carro de boi passou para o caminhão, e a foi indo. Depois, de alguns anos para cá, meu filho gosta demais de ir de carro de boi, então nós vamos todos os anos. Já tem mais de 20 anos ou mais. Isso veio do meu avô para o meu pai, já está em mim, nos meus filhos. Tenho uma neta que já vai também e assim vai indo”, contou.

Dizem que os primeiros romeiros do Pai Eterno faziam a viagem em carros de boi. O costume atravessou o tempo, e sempre nesta época do ano os carreiros seguem rumo à Casa do Pai. Só que antes de colocar o pé no estradão, tudo tem que estar no jeito. De acordo com Pedro Darlan Fernandes, lavrador que ajuda a preparar os carros, o trabalho manual é intenso e difícil. São muitas peças e detalhes. “Tem o eixo, o meião, cambota, prego e outras peças do carro. Tem que fazer os reparos para não dar problema na estrada. Tem que levar o carro afiado”, afirmou.

A Romaria é também um tempo de reunir família e amigos. Data marcada no calendário dessas pessoas. “Você custa esperar chegar o próximo ano para sair para a Romaria. Vamos com muita responsabilidade e o Divino Pai Eterno abençoando a gente, pois se não fosse ele dando força para organizar os companheiros humildes, que sempre estão junto com a gente, pois sem eles também não fazemos a romaria. Primeiramente, o Divino Pai Eterno e depois os companheiros, sem esses dois não tem como chegar a lugar nenhum”, afirmou o produtor rural Artur Franco Filho.

Veja também: 

DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_2016_06_17_005Segundo o mecânico industrial Gilberto Rodrigues Martins Filho o trajeto é feito com muita alegria. “Estamos com o Divino Pai Eterno no coração. Então, todo mundo tem a mesma intenção de ir. Com alegria, sem problema nenhum, e quando chega lá é uma felicidade total, sensação de dever cumprido”, disse.

O competidor de touros, Batista Franco, afirmou que espera com ansiedade a chegada do mês de junho: “Já é o mês de sair para Trindade. Já estamos sempre com a data marcada, de um ano para o outro”.

A estudante Jaqueline Franco também faz a romaria todos os anos. “Eu me sinto muito honrada ir para Trindade e compartilhar momentos de fé com todas as pessoas, toda a minha família, e para mim isso é muito importante que eu quero levar para os meus filhos e assim por diante”, afirmou.

Gente de fé simples e muito forte. E que sabe reconhecer a grandeza de Deus Pai. “A gente faz com vontade, com gosto, pois nas horas mais difíceis da vida da gente, recorremos ao Divino Pai Eterno”, ressaltou Artur Franco Filho.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno