Catequese

Entrevista: o papel do homem na igreja e na sociedade

Pe. Walmir Garcia fala sobre a participação do homem ajudando a construir uma sociedade de justiça e paz.

Dia 15 de julho, o calendário civil celebrou o Dia do Homem. Sobre este assunto, o quadro Entrevista, do Programa Pai Eterno, recebeu o Missionário Redentorista Pe. Walmir Garcia dos Santos que falou do papel do homem na igreja e na sociedade.

Douglas Branquinho: Qual o papel do homem na igreja, na família e na sociedade?

DESTAQUE_ENTREVISTA_2016_07_18_003Pe. Walmir Garcia: Na sociedade, o homem tem o papel de ser presente, presença essa que se soma à da mulher. Na família, ele tem o papel de ser provedor dos bens necessários para a manutenção da família. Junto à mulher, ele soma em todos os papéis. Ele é chamado a cuidar da criança, da casa, a realizar ofícios dentro de casa, coisas que antes ficavam a cargo das mulheres. A igreja, por muitos anos, foi predominantemente masculina, e ainda é… Veja que o sacerdócio é exclusivamente do homem. Como leigo, como clero, o homem não exerce mais a função de domínio que marca as normas da Igreja; a ascensão da mulher na comunidade tem mostrado que o papel do homem é de somar. É o membro da comunidade que está para ajudar a formar uma comunidade entre as pessoas.

Douglas Branquinho: Por que o senhor acha que a presença masculina tem crescido na igreja, conduzindo atividades que predominantemente eram realizadas por mulheres?

Pe. Walmir Garcia: A Igreja tem tentado resgatar isso chamando as pessoas para as responsabilidades. E eu tenho percebido que uma das causas é o surgimento de movimentos que ajudam na participação dos homens. Por exemplo, o Encontro de Casais com Cristo, a Orientação para Vivência Sacramental e tantos outros encontros em casa, que envolvem a família. Por meio dos grupos de jovens, muitos deles assumem a responsabilidade da condução dos grupos. Também o Terço dos Homens, movimento grandioso, nascido no Brasil e que tem tomado grandes proporções, que dá ao homem a função de ser um devoto ardente de Maria, o que antes era bastante voltado ao público feminino.

Veja também:

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Faça parte desta família

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno