Notícias

Trindade: histórica e cultural

A cidade celebra 96 anos com muita fé, tradição e cultura para seus moradores e visitantes.

noticia_1_002No dia 31 de agosto, a Capital da Fé de Goiás completa mais um ano de existência. Ao longo de seus 96 anos, Trindade (GO) carrega traços tradicionais e modernos no seu desenvolvimento artístico e social. De acordo com o professor Bento Fleury, as produções culturais e intelectuais permitem que uma cidade e a sua população desenvolvam uma identidade. “Através da arte é possível fortalecer a identidade e a sensação de pertencimento daquele lugar”, explica Fleury.

Para ele, Trindade se destaca, pois, apesar de pertencer à região metropolitana de Goiânia, possui uma vida cultural própria. “Ainda preserva-se a cultura do homem do campo, da vida rural que nos relembra de onde viemos”, afirma o professor Bento. A catira (uma dança folclórica típica do interior goiano), a Folia de Reis (festa católica que ocorre durante o mês de janeiro que relembra a visita dos Três Reis Magos ao Menino Jesus) e as festas juninas são celebrações que fazem parte da tradição cultural trindadense. Outro ponto de destaque é a Romaria em Louvor ao Divino Pai Eterno e, durante a mesma Festa, o Desfile dos Carros de Boi. Esses momentos marcam a identidade dos moradores trindadenses.

Espaço cultural

DESTAQUE_CINETEATRO_2016_06_22_001Recentemente a cidade ganhou um novo ponto de cultura e evangelização que une a tradição e também a modernidade: é o Cineteatro, que foi reformado e restaurado pela Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe) e teve suas atividades iniciadas durante a Romaria 2016. O prédio foi construído no estilo Art Déco, no ano de 1956. Agora ele foi restaurado e reformado, recebeu equipamentos novos e é o mais novo ponto de encontro cultural, de entretenimento e também de fé.

A abertura aconteceu no segundo dia da Romaria, 25 de junho, com o momento de reflexão “Palavra do Pai” com o Pe. Robson de Oliveira, que é o presidente-fundador da Afipe. Durante os dez dias da festividade, o espaço realizou ainda adoração ao Santíssimo Sacramento, pregações, apresentações musicais e exibição de filmes com a temática religiosa.

A Capital da Fé de Goiás possui também a Academia Trindadense de Letras, Ciência e Artes (Atleca), composta por artistas, escritores e cientistas comprometidos em perpetuar a cultura da cidade, não só para os moradores, mas também para os visitantes que vêm de todo país. No primeiro semestre, a Afipe cedeu à entidade uma casa onde poderão realizar suas atividades por cinco anos.

VILA_SAO_COTOLENGOSolidariedade

Uma característica da cidade se destaca ainda mais do que a produção cultural e artística: a solidariedade. A cidade é referência quando se trata de obras sociais dedicadas a atender a população mais carente. A Vila São José Bento Cottolengo, administrada pelos Missionários Redentoristas juntamente com as Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, é referência no tratamento de pessoas com deficiência.

Além da Vila, existem outras Obras Sociais Redentoristas em Trindade, que são ponto de encontro para quem deseja ajudar o próximo: o Centro Social Pai Eterno (Cespe); Centro Educacional e Capacitação de Apoio ao Menor (Cecam); Centro Social Redentorista (CSR) e Centro Social Redentorista São Clemente. Nesses locais, são realizados muitos atendimentos às famílias de diversas comunidades carentes do município, levando dignidade, respeito e também a Palavra de Deus.

Fé e tradição

DESTAQUE_MAOS_A_OBRA_2015_12_18_04Entre o passado e o presente, Trindade tem muito a celebrar. Perto de chegar aos seus 100 anos, a cidade ainda está em desenvolvimento, principalmente com a constante visita dos romeiros. O local que o Divino Pai Eterno escolheu para mostrar Seu amor e a Sua misericórdia, por meio de um simples casal de agricultores, merece saudações pela sua história.

Atualmente, a construção do Novo Santuário é reflexo de todo o seu desenvolvimento. Diante do aumento do número de romeiros que buscam se aproximar cada vez mais do amor do Pai Eterno, surgiu a necessidade de um lugar maior onde os fiéis devotos, de todo o Brasil e também do exterior, poderão ser acolhidos com mais conforto e comodidade. Esses mesmos devotos vêm conhecer de perto o amor do Pai Eterno, se encantam pela humildade deste povo e levam para suas casas a lembrança de um lugar cheio de fé, alegria e tradição.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store