Notícias

Trindade completa 96 anos de emancipação política

Também conhecida como a Capital da Fé de Goiás, a cidade acolhe os romeiros do Divino Pai Eterno.

DESTAQUE_ESPECIAL_2016_08_31_003O Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 31, fez uma homenagem à Capital da Fé de Goiás, Trindade (GO), pelo seu aniversário de 96 anos de emancipação política, celebrado hoje. A reportagem especial abordou o crescimento e destaque da cidade a partir da devoção ao Divino Pai Eterno, que se espalhou por todos os cantos do país e do exterior. (Assista ao vídeo abaixo)

Trindade é uma cidade em constante crescimento. Quem a vê toda estruturada, desenvolvida e repleta de comércios e turistas, não imagina que tudo começou no meio rural. “Aqui era ponto de intercâmbio de boiadeiros, carreiros, tropeiros, segundo conta a tradição de quando encontraram o Medalhão e, a partir disso, começaram a devoção do culto doméstico em relação à Santíssima Trindade”, relatou o doutor em Geografia, Bento Fleury.

A partir daí, um fenômeno de fé e devoção começou a acontecer entre amigos, parentes e vizinhos do casal: a romaria em louvor ao Divino Pai Eterno iniciou na casa de Constantino e Ana Rosa. “Uma romaria que nasceu da família, isso é muito bonito, e é até hoje. As famílias se congregam para vir a Trindade”, pontuou Bento.

DESTAQUE_ESPECIAL_2016_08_31_002A fé no Divino Pai Eterno foi atraindo cada vez mais pessoas. E um aglomerado de pequenos comércios e de novos moradores para os arredores fez com que o espaço crescesse e se desenvolvesse.

A Praça da Igreja Matriz sempre foi um lugar de encontro não só para trindadenses, mas também para romeiros do Divino Pai Eterno. Ao longo da história passou por várias transformações, não só arquitetônicas, mas também culturais. Segundo Bento Fleury, sempre foi um espaço para lazer, para viver a fé e a devoção, além de exercitar a vida em comunidade. “A praça era um grande bosque onde as pessoas sentam nas sombras. Em 1965, os flamboyants foram arrancados e construíram a fonte luminosa”, contou.

Veja também:

DESTAQUE_ESPECIAL_2016_08_31_004Os aspectos econômicos e culturais foram modificando ao longo dos tempos. Até o ponto em que não tinha mais o aspecto de povoado. Então, em 1920, nasce Trindade, a cidade do Divino Pai Eterno. Hoje, 31 de agosto, a cidade completa 96 anos de emancipação política. Trindade cresceu em torno da devoção ao Divino Pai Eterno e, apesar do desenvolvimento, não perdeu as origens, e ainda hoje vive de fé, devoção e muita tradição.

Ninguém melhor para falar sobre Trindade que quem vive e ama a cidade. No caso, os trindadenses e os romeiros do Pai Eterno. Cada um tem uma impressão diferente dela e sonha com uma Trindade ainda melhor. “Para mim é mais que uma maravilha”, afirmou o romeiro de Buritizeiro (MG), Simão Custódio da Silva.

Para a aposentada de Araxá (MG), Terezinha dos Reis Benedito, Trindade é um lugar abençoado. “É onde eu venho fazer minhas orações e encontro muita paz aqui. É uma cidade acolhedora”, declarou.

ROMARIA_2013_TRINDADE_2Trindade de gente acolhedora e trabalhadora. Uma cidade onde a devoção está presente nas ruas, nas histórias e nas vidas de seus moradores. Trindade com grande potencial, próspera, de gente cheia de esperança de dias melhores. Cidade que tem histórias de lutas e tradição, amada pelos carreiros, cavaleiros e romeiros, por gente de todo o Brasil. Trindade, a cidade de quem ama e confia no Divino Pai Eterno.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno