Catequese

Mês da Bíblia: Saiba mais sobre a formação e autoria do Livro Sagrado

Pe. João Paulo Santos fala sobre detalhes da história das Escrituras Sagradas.

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2016_09_07_001 Setembro é o Mês da Bíblia. Por isso, a partir desse semana, o quadro “Fique Por Dentro”, exibido no Programa Pai Eterno, vai abordar detalhes sobre as Escrituras Sagradas. Nesta quarta-feira, 7, Pe. João Paulo Santos de Souza falou sobre a formação da estrutura e autoria do Livro. (Assista ao vídeo abaixo)

“Ela é formada a partir da história de vida de um povo. O contexto vivido pelo povo foi lido como uma história do próprio Deus. São vários fatos históricos marcantes, relevantes na Bíblia. Entre eles, podemos ressaltar a escravidão no Egito, um dos fatos mais antigos da narrativa bíblica, bem como a experiência do Êxodo, a saída escravidão para a Terra Prometida, e assim por diante. Cada fato marcante na vida do povo foi lido como uma história de Deus na vida daquele povo”, ressaltou.

Veja também:

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2016_09_07_002

Segundo o Missionário Redentorista, além de sagrado, o texto bíblico é histórico. “Nós pensamos que a Bíblia foi feita por um só autor, em determinado tempo, mas o texto bíblico levou, pelo menos, sete séculos para ser formado. Isso eu estou falando da escritura do texto bíblico. Se formos contar as narrações ou as histórias bíblicas elas remontam a pelo menos 15 séculos de histórias. É importante dizer isso, pois quando tomamos o texto em mãos, precisamos levar em consideração que são textos escritos em épocas diferentes, por autores diferentes e em contextos históricos e culturais diferentes. Por isso, a mensagem precisa ser contextualizada, caso contrário corremos um rico de interpretar mal a sagrada escritura”, explicou Pe. João Paulo.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno