Doação

Expansão do bem na Vila São Cottolengo

Nova unidade de internação e lavanderia são inauguradas para melhor atendimento aos internos.

noticia_2_005Há mais de 60 anos, a Vila São José Bento Cottolengo, em Trindade (GO), realiza um trabalho filantrópico que auxilia no desenvolvimento e no tratamento de diversas pessoas com deficiências física e mental. Recentemente, a instituição inaugurou mais dois novos espaços para melhorar ainda mais o tratamento dos internos: a lavanderia Irmã Marilsa e a Unidade de Internação Padre Pelágio, que foram inauguradas em julho deste ano.

A inauguração contou com a presença de Missionários Redentoristas e autoridades. O arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz também participou do evento e abençoou cada um dos locais inaugurados. “É muito importante oferecer aos internos da Vila mais condições de vivência e convivência, nós agradecemos a Deus por este dia e esperamos que possamos ver muitas outras coisas bonitas e úteis aqui para o bem dos internos”, disse o arcebispo.

noticia_2_004A lavanderia foi toda estruturada com máquinas e infraestrutura, de modo que, por dia, poderão ser lavados mais de 2 mil quilos de roupas, totalizando cerca de 75 toneladas por mês. A Lavanderia conta ainda com departamento de costura, armazenamento e produção. Em média, são quatro jogos de lençóis por paciente, dois babadores e quatro trocas de roupas por dia, tendo em vista que eles fazem seis refeições diárias.

De acordo com a responsável pelo serviço de lavanderia e costura da Vila, Meire Nancy, a nova lavanderia pode ser considerada uma das melhores e mais modernas de Goiás. “Somos uma equipe de 42 funcionários, 21 trabalhando dentro da lavanderia”, destaca.

A Unidade de Internação Padre Pelágio foi preparada para acolher 35 pacientes do sexo masculino portadores de deficiências mental, com idade entre 20 e 70 anos. A infraestrutura do prédio atende todos os requisitos da Vigilância Sanitária, e uma equipe multiprofissional está capacitada para atender, 24h por dia, os pacientes que irão residir no local.

“Uma pessoa com deficiência tem que ser respeitada na sua dignidade de cidadão, de cidadã. E essas inaugurações vão auxiliar muito no aumento da qualidade de vida de quem vier morar aqui”, disse o diretor administrativo da Vila São Cottolengo, Pe. Éverson de Faria.

Santuário do Irmão

noticia_2_007É sob os cuidados dos Missionários Redentoristas e das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, que a Vila São Cottolengo é certificada como Centro Especializado em Reabilitação Física, Auditiva e Intelectual. A Instituição mantém-se através de convênio com o Sistema Único de Saúde e, principalmente, com apoio dos voluntários e doações de pessoas generosas e solidárias. Atualmente são 365 pacientes crônicos com deficiências múltiplas, sem previsão de alta.

“Nossos internos esperam de todos nós atitudes de caridade para com eles e é esta a nossa missão. Não devemos medir esforços para dar, aos mesmos, condições para que possam se sentir bem aqui nesta instituição intitulada o ‘Santuário do Irmão’”, disse o Missionário Redentorista Pe. José Bento, que é presidente da Vila.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno