Doação

Creche Promovida: Um local de acolhida e atendimento a quem precisa

Instituição, em São Sebastião (DF), atende crianças e jovens com apoio da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe).

DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_2016_09_28_001São Sebastião, cidade satélite de Brasília (DF). Local que em 1998, um Missionário Redentorista, ao perceber a realidade de várias crianças nas ruas, resolveu tomar uma atitude. Foi quando nasceu a Ação Social Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no trabalho da Creche Promovida, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A equipe do Programa Pai Eterno foi lá para conhecer esse trabalho social e mostrou detalhes no quadro Em Nome da Vida, exibido nesta quarta-feira, 28. (Assista ao vídeo abaixo)

Promover Vida, essas duas palavras juntas dão origem ao nome da creche fundada pelo Pe. Júlio Negrizzolo. E a missão da instituição, há 17 anos, é dar acolhida digna à crianças e adolescente carentes e oferecer oportunidades de vida. “Vendo que algumas crianças estavam no sinaleiro do Lago Sul, foram ver de onde elas eram, e eram de São Sebastião. Então, por iniciativa de alguns paroquianos, e com a ajuda do Pe. Júlio, acharam por bem criar essa associação Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que é conhecida como a Creche Promovida”, relatou o presidente da Ação Social Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Pe. Antônio Gomes da Silva.

DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_2016_09_28_003As atividades na creche são oferecidas em contra turno escolar e uma das exigências para ingressar na instituição é estar frequentando a escola. Ao todo são 10 turmas, 5 pela manhã e cinco no período da tarde, separadas de acordo com a faixa etária das crianças e adolescentes atendidos pela instituição, que vai de 6 e 14 anos. “São filhos de moradores da cidade de São Sebastião que na maioria trabalham em Brasília. Nosso trabalho é acolher essas crianças que ficariam sozinhas. Acolhemos com carinho, atenção e compressão para que eles tenham esse retorno e garantia dos direitos”, explicou Maria Selma Pereira de Freitas, coordenadora da Creche Promovida.

A capacidade de acolhida é de cerca de 200 crianças e adolescentes. Além do reforço escolar, elas participam diariamente de diversas atividades educativas, esportivas e recreativas. Para os menores, o carinho das tias é muito importante, além é claro do espaço amplo para brincadeiras. Para os mais velhos, a prática de esportes. As aulas de informática, teatro e música são para todos.

“A obra tem que manifestar e aparecer com o espírito de fé que ela tem desde o início, para que ela siga nesse caminho da espiritualidade redentorista e que a promoção da pessoa humana seja levada”, ressaltou a coordenadora Maria Selma.

Veja também:

DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_2016_09_28_002A maioria do pessoal que trabalha na Promovida é de voluntários. São pessoas que colocam suas habilidades em prática, para ajudar no crescimento intelectual e humano das crianças e adolescentes carentes. A Diana Maria Rocha é bibliotecária aposentada e hoje oferece o trabalho voluntário. Ela é uma das responsáveis pela biblioteca da instituição. “Eu vim fazer um trabalho voluntário e me pediram para organizar os livros recebidos como doação. Coincidentemente eu sou bibliotecária e para mim é um prazer cuidar da biblioteca”, disse.

São cerca de cinco mil volumes das mais diversas especialidades. O acervo é fruto de doações da comunidade em geral e o interesse pelos livros, já foi motivos de muitas histórias de superação. “Nós temos um acervo de referência com enciclopédias, dicionários e literatura infanto-juvenil. Alguns livros didáticos também, poucos. E alguns também de literatura brasileira, que já estão direcionados para crianças que farão o ENEM e para os professores também”, pontuou Diana Maria.

Além de atividades esportivas, recreativas e educativas, as crianças e adolescentes atendidos na Creche Promovida contam também com assistência gratuita na área da saúde. Durante os atendimentos na própria instituição, acontecem também atendimentos médicos e odontológicos, além da orientação nutricional. “Fazemos um questionário de frequência alimentar do que comem para saber como é o hábito, pois não tem como a gente fazer um questionário de casa um para saber. Então, temos uma noção geral de todas para saber como vamos trabalhar, e indicar atividades de educação nutricional”, ressaltou a estudante de Nutrição e voluntária, Tainá Gonçalves Almeida.

DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_2016_09_28_007Na cozinha o trabalho não para. Ao todo são cerca de seis refeições diárias entre café da manhã e jantar. Além de doações espontâneas da comunidade, a Creche Promovida também tem o apoio da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), através das Obras Sociais Redentoristas. Ao longo dos anos, muitas vidas e famílias já foram promovidas pelo trabalho na Ccreche. As gêmeas Dáfyny Rosa de Jesus e Dávyla Rosa de Jesus Brandão, 13 anos, estão na instituição desde pequenas. Elas contam que aprenderam a sonhar e acreditar no futuro. “Os valores, respeitar as pessoas, já fiz música, flauta, coral, informática”, afirmou Dáfyny. A irmã completou: “Pretendo estudar e conseguir fazer faculdade”.

O pequeno Vitor Mendes Valério, 11 anos, já tem planos para o futuro. “Eu vou ser jogador de futebol e aqui eu tenho a oportunidade de conseguir uma carreira”, afirmou.

E sonhos vão sendo sonhados e realizados. O trabalho da Creche Promovida dá incentivo e perspectivas de vida a todas as crianças e adolescentes atendidos pela instituição.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno