Devoção

Ano Mariano: 300 anos da devoção a Nossa Senhora

Pe. Edinisio Pereira fala sobre as comemorações no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO).

DESTAQUE_ENTREVISTA_2016_10_10_003No dia 12 de outubro celebramos Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil. Neste mesmo dia inicia-se o Ano Mariano, proclamado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Sobre o assunto, o Programa Pai Eterno, exibido nesta segunda-feira, 10, exibiu entrevista com o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Pe. Edinisio Pereira. (Assista ao vídeo abaixo)

Douglas Branquinho: Padre, como surgiu essa ideia do Ano Mariano e qual é a intenção da Igreja com ele?

Pe. Edinisio Pereira: Neste ano, completam-se os 300 anos do achado na Imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba. Então, nós, Missionários Redentoristas, especialmente da Província de São Paulo, estamos fazendo uma grande mobilização para comemorar esses 300 anos.

Douglas Branquinho: A devoção mariana tem essa peculiaridade de ser uma e, de acordo com cada cultura, vai se modificando. Aqui, temos Nossa Senhora Aparecida; na região da América Central, tem Nossa Senhora de Guadalupe; Nossa Senhora de Fátima, em Portugal; Lourdes na França; e assim por diante conforme outras aparições em relação à devoção mariana. Por que é uma devoção que consegue abraçar tanto o mundo dessa forma?

Pe. Edinisio Pereira: Essa presença materna, amorosa e bondosa de Maria, faz com que todo cristão católico sinta-se tocado pela presença de Deus através da intercessão de Nossa Senhora, lembrando as Bodas da Caná. Então, quando estamos passando por algum momento de dificuldade, pela presença muito ligada a nossa mãe terrena e também a nossa mãe espiritual, Maria, nós recorremos a Nossa Senhora para que ela interceda junto ao Pai por cada um de nós. Então, daí o mundo inteiro expressa e sente essa presença de Maria, e também quando nós olhamos para Maria, que preocupa-se de modo especial com cada filho Seu.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2016_10_10_002Douglas Branquinho: Quais características de Nossa Senhora que nós devemos trazer para nossas vidas, famílias e comunidades?

Pe. Edinisio Pereira: O primeiro aspecto é a oração. Maria estava em oração quando o anjo chega onde ela está. Então, a oração é o que une cada um de nós a Deus. Depois, olharmos para Maria que confia plenamente em Deus. Maria que dialoga com Deus, com o Pai. E após esse diálogo, Maria disse: “Sim, eis aqui a serva do Senhor.”. Então, é uma grande virtude, apresentar-se diante de Deus o modo que somos e dizer: “Senhor, Pai Eterno, eu estou aqui. Eis o seu filho, seu servo”.

Douglas Branquinho: Padre, no próximo dia 22 de outubro, o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), receberá a Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida. Para o senhor, como reitor do Santuário, como é receber a Imagem da Mãe, na Casa do Pai?

Pe. Edinisio Pereira: Essa Imagem estará visitando todas as dioceses, arquidioceses, templos marianos e os grandes santuários do Brasil. Então, receber a Imagem de Nossa Senhora Aparecida no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, sem dúvida é um momento muito singular, particular, tanto sob o âmbito da fé, quanto para nós que trabalhamos no Santuário e vamos receber a Imagem juntamente à ocasião que acontecerá, o Segundo Encontro Nacional dos Terços dos Homens, no Santuário Basílica de Trindade. Então, nós estamos mobilizados, estamos nos preparando para acolher bem a Imagem Peregrina de Nossa Senhora, como essa que vem trazendo Jesus Redentor convidando-os a segui-lo no dia a dia da nossa vida.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno