Catequese

Você sabe a diferença entre Santa Missa e Celebração da Palavra?

Pe. Welinton Silva, Missionário Redentorista, fala sobre os dois momentos de oração e reflexão.

DESTAQUE_VOCE_SABIA_2016_12_15_005A Santa Missa é um ato solene em que os cristãos católicos celebram o sacrifício que Jesus Cristo fez pela humanidade na cruz, recordando a última ceia. É a pura adoração a Deus. O quadro “Você Sabia?”, exibido no Programa Pai Eterno desta quinta-feira, 15, mostrou que em alguns momentos, quando a missa não pode ser celebrada, é feita então a Celebração da Palavra. (Assista ao vídeo abaixo)

“Depois que o Conselho Vaticano II, a partir de um convite de uma Igreja Ministerial, e na ausência de muitos sacerdotes que cuidam da vida de comunidades cristãs em diversas partes do nosso mundo, a celebração da Palavra voltou a ser inserida para que o povo de Deus não ficasse privado nem da meditação da Palavra de Deus e nem da comunhão, previamente consagrada em uma Santa Missa”, explicou Pe. Welinton Silva, Missionário Redentorista.

Não devemos confundir a Celebração da Palavra, mesmo com a distribuição da Comunhão, com a Santa Missa. De acordo com o padre, existem diferenças marcantes entre as duas celebrações. “Na celebração da Palavra, primeiro, há a ausência de um sacerdote, ou de um bispo, que são ministros ordinários para presidir o santo sacrifício da missa. A Celebração da Palavra é presidida por um leigo, ministro extraordinário, devidamente preparado para presidir a celebração àquela comunidade”, pontuou.

Veja também:

DESTAQUE_VOCE_SABIA_2016_12_15_003

A Celebração da Palavra não substitui a Santa Missa, mas é a saída em algumas situações. “Mais de 70% das comunidades católicas sobrevivem não de Santa Missa diária ou aos domingos, mas da celebração da Palavra. Isso se dá, infelizmente pela ausência que temos de vocações e sacerdotes suficientes para ocuparem a frente de todas as comunidades que pendem uma Santa Missa aos domingos ou durante a semana. As nossas comunidades têm uma vida e uma fortaleza muito grande a partir do vigor que trazem pela fé em Jesus Cristo e na Sua Palavra”, concluiu Pe. Welinton.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Mário
    23/5/2022 - 13:31:52

    Digo para algumas pessoas… inclusive esposas de Ministros da Palavra…
    Na Missa, você espera o Cristo…
    Na Celebração da Palavra, o Cristo te espera…

  • TV Pai Eterno

    MATÉRIAS RELACIONADAS



    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno