Catequese

Saiba mais sobre o calendário do Ano Litúrgico

Igreja segue tempos e celebra datas de acordo com os passos de Jesus Cristo.

PrintO quadro “Fique Por Dentro”, exibido no Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 28, trouxe informações sobre o calendário do Ano Litúrgico. A Igreja prepara todo o calendário de tempos, festas, preparação e espera de acordo com os passos dados por Cristo em sua vida pública. (Assista ao vídeo abaixo)

Durante o ano inteiro os católicos vivem e celebram os mistérios da salvação. De acordo com o Pe. Aragonês Parreira todos eles estão marcados no calendário do Ano Litúrgico. “É o modo que a Igreja encontrou para celebrar os mistérios de nosso Senhor Jesus Cristo. Sendo que o centro deste Ano Litúrgico é a Páscoa do Senhor”, ressaltou o Missionário Redentorista.

O Ano Litúrgico é o período de 12 meses dividido em Tempos Litúrgicos, onde celebramos os mistérios de Cristo. O Ano Litúrgico começa no primeiro domingo do Advento e termina na Solenidade de Cristo Rei, geralmente em meados do mês de novembro.

Veja também:

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2016_12_28_001O calendário é composto pelo Ciclo do Natal, onde começa o Ano Litúrgico, Tempo Comum, Ciclo da Páscoa e Tempo Comum novamente. O Natal é um dos pontos altos do calendário litúrgico. Passada essa data, ainda é vivenciado o Tempo de Natal. “Dentro deste Tempo do Natal, nós temos a própria Festa do Natal, a Festa da Sagrada Família, Santa Maria Mãe de Deus e termina o Tempo do Natal com a Epifania do Senhor”, explicou Pe. Aragonês.

Dentre os momentos marcantes durante o Ano Litúrgico, está o Tríduo Pascal, vivenciado na Semana Santa, o ápice da vida cristã. “É a celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo”, concluiu o padre.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Faça parte desta família

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno