Evangelização

A importância da catequese para a formação cristã

Coordenador da catequese na Paróquia Divino Pai Eterno, Juracy Marques da Silva, é o entrevistado de hoje.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2017_01_30_001A catequese é importante para trabalhar os valores cristãos e despertar a responsabilidade com a fé e com o próximo, conforme os exemplos de Jesus. O Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 30, exibiu entrevista com coordenador da catequese na Paróquia Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), Juracy Marques da Silva, que falou sobre os conceitos e a importância da catequese. (Assista ao vídeo abaixo)

Douglas Branquinho: O que é a catequese?

Juracy Marques: É maneira que a Igreja tem de levar a religião à pessoa, mas não a religião teórica, e sim a religião de vida, ou seja, ensinar à criança, adolescente, jovem, adulto, a conviver a vida de Cristo, de Jesus.

Douglas Branquinho: Qual é o programa da catequese? Geralmente, se começa de criança, mas tem algum problema quando não se fez na infância, ou adolescência?

Juracy Marques: Normalmente, nós iniciamos com a pré-catequese, com as crianças abaixo de oito anos. É o primeiro conhecimento, a apresentação do que é a vida com Deus. Depois, nós passamos a apresentar para essa criança, a partir dos oito anos, que é Primeira Eucaristia. Com ela, a criança vai aprender a conviver com a Eucaristia, símbolo maior da nossa vida religiosa cristã. E depois, nós temos, a partir dos catorze anos, a preparação das pessoas que farão o Crisma, ou seja, que vão renovar as promessas do Batismo, e vão dizer por eles mesmos: “Eu quero ser cristão católico”. Depois, para quem quer continuar, temos a Perseverança, que são jovens também. E para aquelas pessoas que passaram da época, que não fizeram, nós temos a catequese para o adulto, onde nós fazemos a preparação e a inserção dela desde o Batismo até Crisma.

Douglas Branquinho: Qual é a importância da catequese na vida da pessoa, na vivência cristã, na vida em comunidade, enfim, em tudo?

Juracy Marques: Tudo que nós vamos viver, nós temos que aprender. É igual nós vivemos nossa vida em família, nós vamos aprender a viver a vida em comunidade de Deus, que tem que ser no dia a dia. Então, vamos aprendendo com a catequese o que é viver com Deus no dia a dia.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Faça parte desta família

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno