Catequese

Quaresma: tempo importante para a renovação cristã

Pe. Nildo Barbosa explica como os religiosos e cristãos vivem o tempo penitencial.

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2017_02_22_003O quadro “Fique Por Dentro”, exibido no Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 22, mostrou que o Tempo Quaresmal está se aproximando e serão 40 dias que antecedem a Páscoa, data em que a Igreja celebra a Ressurreição de Cristo. O Missionário Redentorista Pe. Nildo Barbosa explicou detalhes sobre o tempo penitencial. (Assista ao vídeo abaixo)

A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas. “Aquelas cinzas são cinzas dos ramos que foram abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior, ou seja, do ano passado”, explicou o padre.

A Quaresma é um tempo importante para a renovação da vida cristã. E é isso que permite que o fiel vivencie em plenitude, o mistério pascal. “Ao longo desse período o fiel é chamado à algumas práticas como jejum abstenção de carne, ou de algum alimento que lhe é mais agradável. Então, o fiel é convidado a estar em constante oração buscando em tudo, colocar a sua vida em conformidade neste tempo santo da Quaresma”, afirmou Pe. Nildo.

Veja também:

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2017_02_22_005Para as celebrações da Quaresma, os religiosos costumam se preparar dias antes em momentos de reflexão e silêncio. “A grande maioria dos padres diocesanos, religiosos, costumam ter um momento específico, retiro, para começar a vivenciar essa mística, essa espiritualidade que nós vamos contemplar ao longo desta pedagogia quaresmal”, pontou.

Durante a Quaresma, os cristãos se dedicam à conversão espiritual e se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e todo o seu sofrimento. A cor roxa é a cor deste tempo. “O senhor que desce ao túmulo, mas como vai dizer a sagrada escritura também, ressuscita como primícias dentre os mortos. Esta é a grande espiritualidade deste tempo em que não só o padre, o clero, mas todos os fieis são chamados a participar”, concluiu Pe. Nildo.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno