Evangelização

Cuidado com a vida

Obras Sociais Redentoristas traduzem o cuidado com o meio ambiente em ações ao longo do ano.

Dando continuidade a uma ação que vem apresentando bons resultados, as Obras Sociais Redentoristas traduzem a reflexão do tema “Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”, proposto pela Campanha da Fraternidade (CF) 2017, em diferentes ações numa programação que se estende por todo o ano.

Em comunhão com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o projeto quer desenvolver, ao longo do ano, atitudes concretas que demonstrem a importância de cuidar do meio ambiente. Segundo o diretor das Obras Sociais Redentoristas, Pe. Reinaldo Martins, esta ação consiste em fazer com que a comunidade perceba que a fé tem que ser transformada em obras.

O diretor diz que não adianta rezar se, na prática, não há mudança de postura. A conversão à qual nos convida o Evangelho, segundo ele, pede que mudemos de atitude. “Se estamos desmatando, somos convidados a plantar. Este conjunto de ações tem o objetivo de intensificar a dimensão do cuidado com a vida”, afirmou o padre.

Envolvimento

As ações, abertas à comunidade, vão desde a celebração de lançamento da CF a ser realizada por todas as obras sociais, passando pela realização de seminários, palestras, separação de resíduos nos centros sociais e iniciativas como promoção de feiras de troca, plantio de mudas na nascente do córrego Barro Preto, exibição de filme sobre o Bioma Cerrado e a organização de farmácias populares de plantas medicinais.

Uma das primeiras atividades realizadas foi a oficina de reaproveitamento alimentar, que aconteceu no dia 4 de março, que aconteceu no complexo Cespe/Cecam – Centro Social Pai Eterno/Centro Educacional de Capacitação e Apoio ao Menor. A psicóloga social Regina Marta Pereira Morais faz parte do quadro de funcionários do complexo Cespe/Cecam e é coordenadora do Projeto Gesto Concreto da CF nas Obras Sociais Redentoristas.

Para ela, este conjunto de iniciativas quer ajudar as pessoas a experimentarem a amorosa presença de Deus, além de se conscientizarem e cuidarem da criação, da vida em abundância que nos foi dada, de modo especial dos biomas. “Com as atividades que estão propostas durante todo o ano, buscaremos promover relações fraternas com a vida e a cultura à luz do Evangelho”, disse.

Atividades

Além da Oficina de Reaproveitamento Alimentar, ao longo do ano, serão realizados vários eventos para despertar nos assistidos e em toda a comunidade, a conscientização em relação á preservação do meio ambiente. A programação do gesto concreto, inspirada na Campanha da Fraternidade, para este ano, das Obras Sociais Redentoristas, segue com as seguintes atividades:

Programação 2017

18/3 – Filme: O Bioma Cerrado – Cespe
10/4 – Reflorestamento da nascente do rio Barro Preto – Cespe
20/5 – Seminário: Biodiversidade no Bioma Cerrado – Cespe
1 a 5/6 – Celebração: Dia do Meio Ambiente e atividades com as crianças – Todos os Centros Sociais
19/8 – Oficina: Farmácia Popular de plantas medicinais – Cespe

2/9 – Oficina: Artesanato com Material Reciclável – Cespe
11/10 – Celebração: 300 anos da Imagem de Nossa Senhora Aparecida – Todos os Centros Sociais
11/11 – Plantação de novas mudas de árvores – Cespe
14/11 – Feira de Trocas – Cespe

 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno