Evangelização

Dom Moacir Arantes fala sobre a Campanha da Fraternidade 2017

Tema deste ano convida católicos à reflexão sobre os biomas brasileiros.

O quadro Entrevista, exibido no Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 6, destacou a Campanha da Fraternidade, uma proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para as comunidades católicas brasileiras. Quem falou sobre o assunto foi o bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, Dom Moacir Arantes. (Assista ao vídeo abaixo)         

Douglas Branquinho: Qual é o objetivo, a proposta da CNBB com a Campanha da Fraternidade, que já tem 50 anos mais ou menos?

Dom Moacir Arantes: A proposta da Igreja do Brasil com a Campanha da Fraternidade é aproveitando o Tempo da Quaresma que é um tempo próprio de penitência, de conversão, não em uma perspectiva sombria e triste, mas uma conversão em uma perspectiva de alegria, em busca de um futuro melhor. A Igreja propõe para este período um tema que afete a vida de todas as pessoas para que cada um observando o tema veja também a sua responsabilidade pessoal como membro da Igreja no processo de mudança não só da própria vida, mas de mudança da sociedade, das estruturas para que todas as pessoas, segundo o projeto de Deus, tenham vida em plenitude.

Douglas Branquinho: Qual é o tema deste ano?

Dom Moacir Arantes: O tema proposto para este ano é relacionado à reflexão sobre os biomas brasileiros, que são na verdade as matrizes ambientais, os espaços aonde a vida é gerada, cuidada e floresce, pois nós fazemos parte de uma estrutura maior do que nós mesmos. Por isso, o lema da Campanha é justamente tirado do livro de Gênesis, cultivar e guardar a criação.

Douglas Branquinho: A Campanha da Fraternidade é proposta dentro do Tempo Quaresmal, que a Igreja também nos convida ao jejum, caridade e à oração. Dentro disso, como o cristão deve vivenciar este período? Como ele deve se posicionar fazendo a devoção dentro do tema? Como é esse convite que a Igreja faz na vivência deste tempo?

Dom Moacir Arantes: Na Quaresma, tempo em que nós somos chamados a percebermos a grande caridade de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos salvou e que com seu amor nos deu a libertação da morte pelo seu sacrifício na cruz, nós somos chamados também a acompanhar Jesus. A Igreja, no tempo da Quaresma, oferece subsídio para a reflexão para crianças na catequese para jovens, crianças, grupos de famílias ou grupos de reflexão, para que todas as pessoas possam ver qual é o apelo de Deus s para a minha vida neste ano? E é interessante neste ano, falar dos biomas, porque às vezes se reflete um tema que uma pessoa em uma região do país pode dizer que não tem nada a ver com a região dela, mas os biomas tocam toda a realidade brasileira, pois todos os estados estão dentro de algum bioma.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno