Evangelização

Entrevista: As diversas congregações religiosas

Bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, Dom Levi Bonatto, fala sobre as maneiras de evangelizar.

Ao longo da história do catolicismo, vários carismas surgiram formando novas congregações. Cada uma tem histórias e maneiras distintas de promover a evangelização e anunciar uma única Boa Nova, o próprio Jesus Cristo, filho do Pai Eterno. Além dos Missionários Redentoristas, existem outros seguimentos em todo o mundo. Este foi o tema da entrevista exibida no Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 13, com o bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, Dom Levi Bonatto. (Assista ao vídeo abaixo)

Talíta Carvalho: O que são as congregações religiosas?

Dom Levi Bonatto: As congregações religiosas são instituições dentro da Igreja muito importantes, pois cada uma delas e também as ordens religiosas, mostram para nós cristãos católicos, aspectos da vida de Cristo de uma forma mais evidente, que, no dia a dia, nós não notamos. Vivem os três concelhos evangélicos: pobreza, obediência e castidade. Então, elas procuram mostrar principalmente esses aspectos para o povo.

Talíta Carvalho: O que difere uma da outra?

Dom Levi Bonatto: Na Igreja Católica nós temos vários carismas. Então, um católico pode se identificar com um carisma e não com outro. Por exemplo, uma pessoa pode querer ajudar os pobres, outro os doentes, outro trabalhar mais com a juventude, ou querer se dedicar mais a uma vida de contemplação.

Talíta Carvalho: Na Igreja Católica temos a diferença entre padres religiosos e padres diocesanos. O que caracteriza cada um?

Dom Levi Bonatto: Os padres religiosos fazem os votos de obediência, castidade e pobreza. E esses três votos chamados de conselhos evangélicos baseiam-se quase que toda sua vida. Eles têm que viver e se comprometem diante de Deus a viver esses conselhos, deixam tudo para viver o carisma da Congregação, normalmente as congregações e as ordens religiosas enviam os seus membros para outros lugares, países e lugares distantes. Já os padres diocesanos se fixam nas suas dioceses, são formados para cuidar mais das suas paróquias. Todas as congregações religiosas têm as ordens terceiras, aquela espiritualidade, aspecto da vida de Cristo que a congregação tem para os leigos. Então, essa é uma forma que eles encontraram para que as congregações se difundam e difundam os seus carismas, principalmente, pois são carismas muito bonitos. Com devidas adaptações uma pessoa pode viver essa espiritualidade no seu dia a dia, no seu cotidiano.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno