Evangelização

Por que Trindade é a Capital da Fé de Goiás?

Conheça três dos pontos de peregrinação mais visitados por romeiros do Brasil inteiro.

Trindade (GO) também é conhecida como a Capital da Fé de Goiás. O que dá este título informal à cidade é a quantidade de aspectos religiosos e pontos de peregrinação existentes por lá, que atraem romeiros de todo o Brasil durante todo o ano.

Uma média de quatro milhões de pessoas visitam Trindade anualmente. Só durante a tradicional Romaria do Divino Pai Eterno são cerca de 2,5 milhões de peregrinos. Gente que caminha com fé e em busca das bênçãos do Pai. Na entrada principal da cidade, um monumento recebe o romeiro: é o Portal da Fé.

Inaugurado em 2011, é por ele que passa a maior parte das pessoas que visitam Trindade. Antes do túnel, a Imagem da Santíssima Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – coroando Maria, e que representa a devoção. O Ícone, reproduzido em tamanho grande, é a tradução da imagem estampada no Medalhão de barro, encontrado por Constantino Xavier e Ana Rosa, em meados de 1840, nas margens do Córrego Barro Preto, e que deu início a devoção. Ao passar pelo local e atravessar o túnel, geralmente o romeiro faz o Sinal da Cruz e uma reverência ao Pai Eterno. A atração dá boas vindas ao peregrino.

A Igreja Matriz, também conhecida como Santuário Velho, é outro ponto muito visitado pelos romeiros. A igreja é sede da paróquia da cidade e tem um ar interiorano, o que conserva tradições do povo goiano. No centro da praça, o cruzeiro imponente serve de referência. Dentro da igreja, as celebrações sempre com grande número de pessoas. O Santuário é acolhedor, e de uma beleza que não passa despercebida.

O Santuário Velho, primeira Casa do Pai construída em Trindade, foi inaugurado em 1912. A igreja foi levantada sob a direção do Missionário Redentorista Pe. Antão Jorge Hakcenbauer. Como os recursos eram escassos naquela época, a Igreja Matriz foi toda construída em adobe – uma espécie de tijolo rústico, feito da mistura de barro e palha de arroz. Em 2012, quando completou 100 anos, o Santuário foi reconhecido como patrimônio cultural do Brasil pelo Iphan. Passou por restauração, e é este tesouro que conta a história de fé do povo do Brasil Central.

Outro ponto que faz Trindade ser conhecida como a Capital da Fé é a Via Sacra, na Avenida Constantino Xavier. Durante o ano inteiro e, principalmente na Quaresma, os cristãos passam pelo local. Para muitos, um exercício de piedade, assim como o caminho feito por Jesus Cristo, do Pretório de Pilatos até o monte Calvário.  As obras são vistas por romeiros do Brasil inteiro que vêm durante todo o ano visitar a Capital da Fé de Goiás. As estátuas foram feitas em tamanho real pelo artista plástico Elias Santos e retratam o caminho percorrido por Jesus Cristo em Sua Paixão, Morte e Ressurreição.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno