Notícias

Documentário “Romaria da Família Pires 2016” é lançando

Evento foi realizado no Cineteatro Afipe e contou com representantes da tradição que teve início no século passado.

O quadro “Em Nome da Vida”, exibido no Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 31, mostrou que uma noite de gala no Cineteatro Afipe, marcou o lançamento do documentário “Romaria da Família Pires 2016”, em Trindade (GO). Muitas pessoas foram prestigiar a pré-estreia do filme que ilustra o resgate de uma romaria que começou no início do século passado por iniciativa do carreiro Manoel Pires de Moraes e perdurou até 1943, ano de seu falecimento. (Assista ao vídeo abaixo)

“Todo ano ele vinha a Trindade. A última romaria que ele fez foi com seis carros de boi cheios de alimentos para doar aos pobres. Então, essa fé nos chamou a atenção e nós estamos resgatando isso para servir de exemplo para as gerações atuais de Manoel Pires”, contou o organizador do documentário, Eliomar Pires.

Veja também:

Junto com o filme foi lançado o livro que resgata a genealogia dos Pires. A família quer que todo esse trabalho sirva como incentivo para que mais famílias busquem a própria história. “Nós conseguimos fazer uma linha que relaciona os Pires em Goiás, com a chegada desses Pires ao Brasil, no descobrimento do Brasil, com a esquadra de Cabral, até Portugal com a formação do Estado de Portugal”, afirmou Osmar Pires, organizador do livro.

A romaria foi reconstruída com 12 muladeiros, que peregrinaram até Trindade por 202 quilômetros. O filme mostra o preparo, o percurso, e relatos dos membros mais antigos da família ainda vivos. O lançamento foi um sucesso.

Na ocasião, o prefeito de Trindade anunciou um Festival de Cinema na cidade, previsto para acontecer no próximo ano. “Importante documentar isso para manter essa chama acesa da nossa história. Isso é a cultura de Trindade, é importante que as pessoas conheçam”, declarou Jânio Darrot.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno