Notícias

Romaria do Divino Pai Eterno 2017 tem início nesta sexta-feira, 23

Festa tem programação especial nos dez dias. Trindade (GO) espera receber mais de 2,5 milhões de romeiros.

A Tradicional Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno, realizada anualmente em Trindade, Goiás, tem início nesta sexta-feira, 23 de junho, com Alvorada Festiva, às 5h. Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira, 22, no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, a programação para os próximos dez dias de Festa e as novidades de 2017 foram anunciadas.

Segundo o reitor do Santuário, Pe. Edinisio Pereira, é preciso planejar para ter sucesso em qualquer ação e, na Romaria, não é diferente. “Estamos desde o mês de janeiro empenhados em organizar tudo para que o romeiro possa ter, durante os nove dias de novena e um de Festa, uma boa acolhida, um espaço favorável à oração, com segurança, onde ele possa realmente agradecer e pedir bênçãos para sua vida. É um trabalho muito pensado, planejado e prazeroso, uma vez que temos a oportunidade de nos renovar na fé, não somente o romeiro. Isso nos ensina e nos mostra que estamos no caminho certo”, ressaltou o reitor.

Ainda de acordo com o Pe. Edinisio, o momento atual é crítico na história do Brasil, por isso é oportuno para que a Palavra de Deus seja semeada. “É preciso que nos mantenhamos esperançosos, afinal não podemos parar, e a vida não se resume a erros e acertos. Esperamos que os romeiros tenham sim, a partir do tema que vamos refletir, esse Deus que nos chama a viver a alegria de pertencer a comunidade Dele. Acreditar na pessoa humana será fundamental na participação do romeiro neste ano”, pontuou.

Sobre a programação da Romaria 2017, o reitor disse que a participação dos jovens será um diferencial. “O romeiro terá a programação de todos os anos. Inicia-se sempre com a Alvorada Festiva, às 5h, seguida de missas e novenas de hora em hora, no Santuário Basílica e Matriz. Este ano, em especial, teremos uma programação voltada aos jovens. Temos também programações culturais no Cineteatro, de modo que engloba tudo, a oração e o entretenimento”, concluiu.

Veja também:

Segundo o prefeito de Trindade, Jânio Darrot, a cidade está bem preparada para receber os romeiros. “Fizemos um planejamento de segurança pública e saúde pública. Termos postos de saúde montados na cidade toda, a limpeza urbana está reforçada com equipes trabalhando 24h. Estamos com agenda de shows no Carreiródromo, onde teremos os desfiles de carreiros, cavaleiros e muladeiros. Estamos cuidando dos acessos, para que as pessoas possam vir a Trindade com segurança. Temos também o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) na entrada da cidade e no Santuário com informações sobre toda a programação. É um trabalho realizado com a parceria do Governo de Goiás, tudo para a cidade acolher os romeiros de braços abertos. Que todos sejam bem-vindos. Toda a nossa preocupação com segurança é para que seja, como em todos os anos, uma Festa tranquila, sem ocorrências graves, onde as pessoas possam vir e professar a sua fé”, pontuou o prefeito.

O Corpo de Bombeiros também tem um trabalho fundamental durante os dias da Festa. O tenente-coronel Emerson Divino Gonçalves Ferreira falou sobre o empenho dos bombeiros para garantir o bem estar dos romeiros. “Estamos finalizando a parte de ações na questão preventiva em relação às inspeções dos estabelecimentos que receberão romeiros. Hoje estamos finalizando também as inspeções das barracas na Rodovia dos Romeiros e, a partir de amanhã, estaremos com a equipe toda distribuída em toda a cidade para atuar em casos de necessidades”, afirmou.

O tenente afirma que a maior preocupação é com os maus súbitos de peregrinos que fazem a caminhada. “São pessoas que desmaiam, têm queda de pressão e fraqueza. Por isso, passamos algumas orientações aos romeiros como fazer a caminhada em horários de sol mais frio, se hidratar ao logo do percurso, alimentação leve e roupas adequadas. Durante a estadia aqui em Trindade, buscar andar com identificação do local de hospedagem, ter o cuidado com velas nas procissões e nas pousadas”, ressaltou.

O coronel do 22º Batalhão da Polícia Militar, Renato Brum, destacou que a segurança será reforçada com monitoramento de câmeras espalhadas em toda a cidade. “São mais de 2 mil homens distribuídos durante todos os dias da Festa nas ruas e monitorando. Teremos aeronave, batalhão de choque, GRAER, Giro, apoio em massa da Polícia Rodoviária. A nossa maior preocupação é a segurança para manter a paz na cidade e orientação para o peregrino é não ostentar objetos e tomar cuidado com carteiras, bolsas. Qualquer ocorrência, podem nos acionar. A PM está pronta para atender a sociedade em qualquer situação com todo apoio necessário”, declarou.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno