Devoção

Romaria dos Carros de Boi é Patrimônio Cultural Brasileiro

Certificado oficial de reconhecimento foi entregue neste sábado, 1º de julho, na Missa dos Carreiros.

A Praça do Santuário Basílica ficou lotada de romeiros no fim da tarde desta sexta-feira, 1º de julho, para a Missa dos Carreiros. Celebrada no altar externo, a missa já é tradição e reúne as comitivas de carreiros que estão em Trindade (GO) para participação em mais uma Romaria do Divino Pai Eterno.

No fim da celebração, a Romaria dos Carros de Boi recebeu o certificado de reconhecimento como Patrimônio Cultural Nacional, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “Desde 2000, o Iphan vem incluindo essa política em todo o Brasil e há alguns anos recebemos a proposta, através da superintendência de Goiás, de registro da Festa do Divino Pai Eterno, do ponto de vista antropológico e sociológico. Os estudos apontaram que o elemento principal do ponto de vista patrimonial seria não só a Festa, mas a Romaria dos Carros de Bo. Este é o elemento que chamamos de recorte principal do bem, que seria a representatividade maior do ponto de vista da identidade cultural brasileira”, pontuou Hermano Queiroz, diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan.

O carreiro Édio Mariano, de Vianópolis (GO), representou os demais carreiros presentes e recebeu das mãos do diretor o certificado oficial do reconhecimento. Para ele, uma grande emoção. “Quando eu tinha um ano de idade eu já vinha de carro de boi. Hoje, eu tenho 68 anos e ainda venho firme e forte. Então, a Romaria de Carro de Boi faz parte da minha vida inteira. Passamos muita dificuldade para chegar aqui, são muitos dias na estrada, mas a fé compensa tudo, chegar e avistar o Santuário de longe é uma emoção que até arrepia”, ressaltou emocionado.

Veja também:

De Damolândia (GO), o carreiro Eugênio Furtado Neto, veio com uma comitiva de 70 carros de boi pelo 53º ano para a Romaria de Trindade. “É uma tradição que está passando de filhos para netos e uma missa para nós é uma honra, uma coisa muito boa para incentivar que mais carreiros venham para a Festa”, disse.

Quem assistiu a missa, sentiu a mesma emoção. A romeira Maria Inês Pinheiro de Oliveira, de Aparecida de Goiânia (GO), contou que gosta muito da tradição de carros de boi. “Eu sempre venho a Trindade para a Romaria do Divino Pai Eterno. Toda missa que tem aqui é muito bonita, cheia de emoção e fé, e esta não é diferente”, afirmou.

 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno