Evangelização

Fique por Dentro: Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica

São vários títulos e cada um deles tem um significado diferente. Pe. João Luiz explica a origem destas denominações.

O quadro “Fique por Dentro” desta quarta-feira, 5, explica porque a nossa Igreja é chamada de Una, Santa, Católica e Apostólica. São vários títulos e cada um deles tem um significado diferente.

Nas solenidades da Igreja, ou mesmo em todos os domingos durante as celebrações, nós professamos durante o credo “Creio na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica”, mas talvez muita gente nunca tenha parado para pensar no real significado ou na importância desta frase.

Pe. João Luiz da Silva, que é administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, explicou: “A importância é estarmos unidos à fundamentação da nossa fé, que é um dos artigos do Credo, do símbolo apostólico. E, desde a sua origem, os Apóstolos já professavam esta fé verdadeira no Cristo, na Sua Igreja, na unidade desta Igreja e na sua apostolicidade. Assim, a Igreja, nas suas celebrações dominicais e solenidades, volta a dizer ‘nós cremos nessas verdades de fé que nos foram dadas’, desde o momento apostólico das comunidades cristãs apostólicas. E isto faz com que esta caminhada de unidade da Igreja aconteça, buscando a origem de nossa fé.”

Na oração do Credo, afirmamos que cremos em um só Deus, o Pai todo poderoso. A Igreja é Una, porque sua fonte é uma só, um único Deus, em qualquer lugar do mundo.

“A unidade da Igreja  vem porque ela é universal, é una. Ela congrega todos os povos. E, assim, a unidade da Igreja se fundamenta em Cristo Jesus, porque é o único Senhor da nossa vida e o fundador desta Igreja”, explicou o administrador paroquial.

No Credo, também se diz que a Igreja é Santa, pela entrega que Cristo fez de si mesmo. “É fundada por Cristo, cabeça da Igreja. Claro que dentro da comunidade nós também somos feitos de pecadores. A santidade da Igreja é porque Cristo é santo. Dentro da Igreja, temos os pecadores”, explicou o padre.

Seguindo o que nos diz o catecismo, podemos afirmar que a Igreja é católica, porque ela é o próprio corpo de Cristo e possui todos os elementos para a salvação dos homens. “Ela é universal e está construída sobre o alicerce apostólico, sobre os Doze Apóstolos do Cordeiro. Esta unidade, esta santidade e esta catolicidade da Igreja acontece porque nós somos um em Cristo Jesus”, pontuou.

Quando falamos que a Igreja é apostólica, é porque foi fundada pelos Apóstolos. Eles divulgaram os primeiros testemunhos, que são a base a Doutrina Católica. Padre João Luiz esclarece: “Pedro traz a chave da apostolicidade e é aquele que tem a unidade apostólica. Os bispos, juntamente com o Santo Padre, formam esse colégio apostólico, e está dirigindo a Igreja nesta unidade.

Veja também:

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno

 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Faça parte desta família

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno