Evangelização

Saiba o que são as alfaias litúrgicas: corporal

Todos os tecidos são usados em um momento importante das celebrações.

O quadro “Você Sabia?”, do Programa Pai Eterno desta quinta-feira, 20, traz o significado das alfaias litúrgicas.

Nome que parece difícil, mas, na verdade, esses paramentos são pequenos tecidos que, bordados, ganham uma função muito especial dentro do contexto litúrgico.

Padre Rafael Oliveira da Silva, membro do Conselho Presbiterial, explica sobre as especificidades desses recortes de tecido. Com relação ao corporal, “quando vamos às missas, vemos que o padre pega um tecido e desdobra sobre o altar. Esse pano é chamado de corporal, porque nele o padre consagra o corpo, o sangue, a alma e a divindade de nosso Senhor Jesus Cristo. O corporal tem alguns detalhes. Por exemplo, ele é dobrado de três formas, que dão nove quadrados. Podemos dizer que seria a Santíssima Trindade três vezes e serve para limitar onde o padre vai consagrar o corpo e o sangue de Jesus. O corporal serve, então, para limitar o local da consagração. E é importante, porque, caso algum fragmento caia, este fica no tecido”. Além disso, “o corporal tem uma forma certa de ser lavado. Não só ele, como os outros também”.

Todos os tecidos são usados no momento do ofertório das celebrações. “As alfaias são feitas de linho, tecido especial usado somente no momento da consagração. Também tem os bordados, que diferenciam esses panos dos tecidos comuns”, concluiu o padre.

Nas duas próximas semanas, serão apresentados outros tipos de alfaias: sanguíneo, pala, manustérgio e véu do cálice.

Veja também:

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Faça parte desta família

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno