Evangelização

Saiba o que são as alfaias litúrgicas: pala e sanguíneo

Os tecidos são usados em um momento importante das celebrações litúrgicas.

Na semana passada, o Programa Pai Eterno iniciou uma série especial sobre as alfaias litúrgicas. Na primeira reportagem, o paramento corporal foi explicado. No “Você Sabia?” de hoje, 27, explica as palas e o sanguíneo.

São, basicamente, dois tipos de palas na Igreja. “A pala grande é usada para cobrir o cálice, onde será colocado o sangue de Cristo, para que nenhuma impureza atravesse durante a celebração litúrgica. A pala também vem com um tecido muito especial e tem um bordado muito bonito. A pala menor tem a mesma função. Usamos com a âmbula para duas espécies, então, quando há comunhão de duas espécies, a pala fica sobre a âmbula, também para evitar que impurezas caiam”, explicou padre Rafael Oliveira da Silva, membro do Conselho Presbiterial.

Alguns tecidos precisam ser lavados e passados de maneira especial para lembrar a presença da Santíssima Trindade no momento da consagração. Além do corporal, o sanguíneo também recebe este tratamento específico.

“O sanguíneo tem esse nome porque significa sangue. Ele também tem uma dobradura especial. Ele é dobrado em três partes em relação à Santíssima Trindade. O paramento é usado para se purificar, quando tem a consagração, com a água e, depois, ele é usado para limpar. Assim como o corporal, ele precisa de cuidado especial na lavagem, com água, sabão neutro e, depois, essa água precisa ser colocada em uma planta”, afirmou o padre.

Veja também:

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Faça parte desta família

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno